qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Uma fusão de sabores e culturas na Fronteira entre Brasil e Uruguai

O 6º Festival Binacional de Enogastronomia vai até o sábado (24) com atrações que celebram o vinho e a culinária local

Desde a quarta-feira (21), a fronteira seca que une Brasil e Uruguai está proporcionando ao público local e aos turistas uma saborosa programação que evidencia a rica culinária fronteiriça e os vinhos produzidos em Sant’Ana do Livramento e Rivera. Aliado a isto, está a perspectiva turística, a elevação do potencial de mercado e a valorização da cultura que são temas do 6º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorre até este sábado (24), com atividades das 9h às 22h num grande multipalco instalado no Parque Internacional, bem na divisa entre os dois países.
A abertura oficial contou com autoridades brasileiras e uruguaias, como a representante do Ministério do Turismo do Uruguai, Paula Alves e o Prefeito de Sant’Ana do Livramento, Ico Charopen. As atividades seguiram com a apresentação do espetáculo ‘Sobre Nós’, o Encontro ‘Cozinheiras de Memórias’ e Exposição de Antigos Cadernos de Receitas e uma Degustação Orientada de Vinhos da Fronteira.
Durante os quatro dias de evento, mais de 20 chefs renomados do Brasil e do Uruguai estarão presentes nas aulas de cozinha, palestras e concursos culinários. Destaque para as nove vinícolas e três empresas de azeite de oliva provenientes das duas cidades que integram as degustações orientadas e estão com seus produtos para comercialização na Casa Binacional do Vinho. Na realização deste grande evento, 50 entidades das duas cidades estão envolvidas e mais de 150 pessoas engajadas em fazer o Festival acontecer.
É uma união de forças, com o objetivo de criar oportunidades de lazer e turismo, perspectivas de renda e novas formas de promoção cultural, que destaca um dos membros do Comitê Gestor do 6º Fronteira e presidente do Sindilojas de Sant’Ana do Livramento, Sérgio Oliveira: “Quando se pensou o Festival pela primeira vez para que aliássemos esta produção de bons vinhos e sucos de uva que temos aqui à gastronomia, que é muito forte na nossa região, nós teríamos um conjunto de ações que resultariam num forte desenvolvimento. O foco sempre foi o de promover o crescimento das cidades e a geração de empregos e renda, assim, tudo o que está surgindo e sendo produzido através do Festival revela o grande potencial que temos em mãos”.
No segundo dia de atividades (22), o Pavilhão do 6º Fronteira foi palco de palestras e mesas de debate com o tema ‘Alimentação e Sustentabilidade no Bioma Pampa’, o 2ª Concurso Internacional de VinhoSub30 e de um Carreteiro Fronteiriço servido pelo IRGA-RS e que teve como público-alvo os alunos da rede pública de ensino básico e universidades, cozinheiras de escolas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde.
Nesta sexta-feira (23), ocorre o Workshop Binacional de Enoturismo que trata de assuntos como o ‘Panorama do Enoturismo no Brasil e no Uruguai’ e ‘A Gastronomia enquanto atrativo Turístico e Cultural no contexto do Enoturismo’. À noite, o 1º Concurso Binacional de Pratos de Cordeiro, uma competição culinária que irá movimentar a noite no Parque Internacional, onde o público irá degustar os pratos preparados por seis equipes de faculdades de gastronomia brasileiras e uruguaias.
Festival, que nestes seis anos já movimentou mais de 80 mil pessoas em mais de 450 atividades, apresenta em 2019 uma evolução do seu formato original. Este ano, conta com atrações permanentes, como a Feira de Artesanato da Fronteira, a Feira de Produtos da Terra, um Chimarródromo e exposições fotográficas. E ainda, uma agenda com diversas atividades gratuitas. Paralelo ao Festival, 11 restaurantes de Sant’Ana do Livramento e Rivera estão oferecendo pratos representativos da tradição culinária fronteiriça que valorizam produtos locais.
O encerramento será no sábado (24), com um grande almoço que reunirá técnica, fogo e diversos tipos de carnes com muito sabor e aroma do projeto gastronômico ‘A Ferro e Fogo Binacional’, sob o comando do renomado chef gaúcho Marcos Livi, junto com chefs convidados do Brasil e do Uruguay. Será um show com 15 estações de assados, legumes, queijos e sobremesas.
Todas as fotos e informações das atividades realizadas no 6º Fronteira estão disponíveis nas Redes Sociais do Festival (Facebook e Instagram: FronteiraEnogastronomia) e a programação completa no site (www.festivalbinacionalenogastronomia.com).

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados