Nesta última quinta-feira, o Grupo Globo inaugurou três novos estudios equipados com 4K e 4k HDR, somanto um total de 26.000 metros quadrados, ampliando o maior complexo de produção de contéudo da América Latina.
O projeto, chamado Módulo de Gravação 4 (MG4), em seus 26.000 metros, além dos três novos estudios, possui amplos setores de produção e armazenamento, e entre pesquisas e obras levou cerca cinco anos para ser concluido, totalizando um investimento de R$ 207 milhões. Dessa forma, a emissora agora passa a ter o que há de mais moderno em questão de audiovisual, levando suas produções a níveis de produções internaciais.
“Nessa era de transformações que vivemos, não há quem na indústria de mídia não prenda a respiração diante do que vem pela frente.Alguns se amedrontam e ficam paralisados. Outros seguem adiante, mas como se estivessem de olhos fechados. A tradição do Grupo Globo, em toda a sua existência e diante de todas as revoluções que enfrentou, foi sempre outra: acolher o novo com otimismo e coragem, tendo como propulsor a reunião dos melhores talentos, a aposta enfática na qualidade e a atitude de dar os passos com a urgência que a situação requer, mas com a responsabilidade que o desejo de progredir exige”, declarou Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo.
O MG4 veio como parte de um esforço para lidar com a crescente concorrencia e os novos habitos de consumo das pessoas. Já que agora a emissora tem que competir pelos telespectadores, principalmente os jovens, com os serviços de streaming como a Netflix, que a cada dia vem ganhando mais popularidade.
Os estúdios possuim 100% de energia obtida de fontes renovaveis, com iluminação LED na parte interna e externa, ar-condicionado eficiente, planta de energia solar. O espaço também funcionará com reúso de água de chuva e de ar condicionado e coleta seletiva de lixo.
Os três novos estúdios serão dedicados à produção de telenovelas, que são o carro-chefe da emissora. A novela Amor de Mãe, da autora Manuela Dias, prevista para ter as gravações inciadas em outubro, será a primeira produção gravada no novo complexo.
Números do MG4
- 3 novos estúdios com 1,5 mil metros quadrados cada
- 4,5 mil metros quadrados de área útil
- 26 mil metros quadrados de área construída
- Área externa de 4 mil metros quadrados para gravação integrada
- 2 fossos cênicos para gravação contínua
- Usina solar de 4,5 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 1,05 MM KW no 1º ano
- 700 empregos diretos durante a construção
- 14 mil mudas plantadas
Fonte TecMundo