Início das operações foi anunciado em audiência pública na Câmara de Livramento. Valor das passagens deve ser, a partir de R$ 200
A empresa Gol Linhas Aéreas confirmou em audiência pública, na manhã dessa sexta-feira (12), que fará a ligação entre Sant’Ana do Livramento e Porto Alegre em uma linha doméstica diária. O primeiro voo terá saída às 12h55min de Porto Alegre com destino a Livramento. Já o voo de Livramento para Porto Alegre às 14h50min, com duração de, aproximadamente, 1h15min.
O início das operações está previsto para setembro e o valor das passagens, inicialmente, será em torno de R$200, mas dependerá da antecedência com que for realizada a compra.
A Gol terceirizou as aeronaves, arrendando aviões da Two Flex para a operação, cada avião tem capacidade para nove passageiros. As tabelas de voo já estão no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aguardando ainda a oficialização do decreto estadual de estímulo fiscal ao setor. “Toda a comercialização e a responsabilidade serão feitos pela Gol”, afirmou Brener Matos, representante da Gol.
Além de Livramento, Bagé, Santa Rosa, Rio Grande, São Borja e Passo Fundo também terão voos diários com destinos a Porto Alegre. Assessor da presidência da companhia aérea, Alberto Fajerman confirmou a informação e garantiu que o serviço está confirmado para o início em agosto.
Horários dos Voos
Modelo dos aviões
No anúncio marcado para essa sexta, a Gol deve apresentar o modelo dos aviões que farão as linhas para o interior: será um Cesssna Caravan. De acordo com revista Airway, especializada em aviação, o Caravan é um dos poucos aviões que pode alcançar os rincões do Brasil. Foi adotado no transporte executivo, táxi aéreo, e até mesmo em linhas comerciais regulares, como será o caso em Livramento.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil), Carlos Roberto Fervenza, que também está na presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), é um passo fundamental. “Estamos comemorando a volta da ligação aérea entre a nossa Fronteira da Paz e Porto Alegre. É um passo fundamental para tornarmos Sant’Ana um polo regional de desenvolvimento, gerando divisas, oportunidades, negócios, turismo, a vinda de investidores, empregos e qualidade de vida para as pessoas das nossas cidades gêmeas. É o momento também de dizer muito obrigado, indistintamente, a todos que se envolveram nessa causa em prol de Sant’ Ana e Rivera. Todos nós damos as boas-vindas aos voos regulares”, disse.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional, deputado Frederico Antunes, um dos principais articuladores do tema destacou a importância do serviço para a região. “Acho que é uma semana importante para o MercoSul. Além da questão de interesse local de Sant’Ana do Livramento, da questão micro-regional , que envolve Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, nós temos uma questão também internacional, reafirmado por parte da embaixada uruguaia dizendo que este projeto combina com os anseios do Uruguai. Portanto, é um projeto que, na prática, faz acontecer aquilo que não temos visto, que é o MercoSul, a integração de fato dos países. Precisamos fazer alguns ajustes ainda, com a possibilidade de voarmos para o aeroporto de Rivera, como vai acontecer, mas como voos domésticos, não internacionais”, afirmou Antunes.
A cônsul do Uruguai no Brasil, Liselott Sarli, destacou que a conectividade entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, por meio do transporte aéreo é um projeto de longa data. “Alentado pelo Uruguai e Brasil no âmbito da cooperação fronteiriça em matéria de infraestrutura e logística como instrumento principal para o desenvolvimento fronteiriço em definitiva de nossos povos. Uruguai através dos seu aeroporto de Rivera, manifesta estar em condições de anunciar, de bom grado, para que faça uso operacional do seu aeroporto de Rivera e assim contribuir as políticas públicas de desenvolvimento da zona norte do Uruguai e da zona sul do Estado”, disse em seu discurso.
Azul
A maior empresa aérea do Rio Grande do Sul, a Azul, atuando em 7 municípios com mais de 15 destinos diretos, também esteve na audiência. “O recado da diretoria é de que estamos sempre apostando mais no Rio Grande do Sul e temos, sim, interesse em ampliar, mas vai depender do aeroporto e se vai comportar nossas aeronaves”, afirmou José Luis Feiber, representante da Azul.
Aeronave que fará voos entre Livramento e Porto Alegre é uma das mais seguras do mundo afirma piloto
Com exclusividade, o piloto e co-piloto do mesmo modelo de avião que, a partir de setembro, será responsável pelas viagem aéreas na Fronteira falou ao Jornal A Plateia. Segundo o piloto, modelo da aeronave é utilizado inclusive pelo governo americano
Agora é oficial. A partir de setembro, finalmente, os voos regionais irão acontecer em Sant’Ana do Livramento com destino da capital dos gaúchos partindo do aeroporto de Rivera. A informação foi divulgada de forma oficial na manhã desta sexta-feira (12) durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município.
Os voos serão diários. A linha que fará a ligação entre as cidades terá saída às 12h55min de Porto Alegre com destino a Livramento. Já o voo de Livramento para Porto Alegre saíra às 14h50min, com duração de aproximadamente 1h40min.
O modelo de aeronave que será utilizado na linha área será o Cesssna Caravan que é um dos poucos aviões que pode alcançar os mais distantes rincões do Brasil. Foi adotado no transporte executivo, táxi aéreo, e até mesmo em linhas comerciais regulares, como será o caso em Livramento. As aeronaves pertencem à empresa Two Flex e cada avião tem capacidade para nove passageiros, além de piloto e co-piloto.
A reportagem do Jornal A Plateia esteve nesta sexta-feira (12), no campo de aviação da Fazenda Paz onde uma aeronave, que trouxe participantes da audiência pública, estava pousada e na oportunidade conversamos como piloto Emílio Netto e a co-piloto Karen Fagundes. Com vários anos de experiência na aviação regional, Emílio garante que o modelo bimotor Caravan é uma das aeronaves mais seguras do mundo. Com assentos de couro, ar condicionado, espaço amplo para bagagem e tecnologia de ponta, a aeronave tem autonomia de voo de até 5 horas de voo contínuo, mais combustível reserva, painel de controle digital e analógico, instrumentalização, cartas aéreas entre outros recursos.
Segundo o piloto, que é natural da cidade de Bagé, o voo entre Santana do Livramento tem previsão de duração de aproximadamente de 1h40 minutos.