qua, 16 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Sicredi Livramento celebra o dia do cooperativismo

Em conversa, o gerente da agência da Sicredi em Livramento destaca os principais diferenciais do Sicredi

Mais uma vez, o Sicredi apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data contempla o programa de responsabilidade social das cooperativas, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário.
O Dia C é uma iniciativa da OCB e é comemorado no primeiro sábado de julho. Neste ano aconteceu no dia 6 de julho, data que nos remete ao Dia Internacional do Cooperativismo. Os projetos, que acontecem em âmbito nacional, promovem a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.
Em 2018, foram realizadas iniciativas em 1136 cidades do país, com a participação de aproximadamente 120 voluntários, beneficiando mais de 2,2 bilhões de brasileiros. Em Sant’Ana do Livramento a agência do Sicredi, representada pelo gerente Iuri Pasquali, comenta aos clientes em potencial como é o funcionamento: “O Sicredi é uma instituição financeira cooperativada, as pessoas que aqui possuem conta são associadas e não cliente. Por que associadas? Todo o associado tem que integralizar um capital para fazer parte, isto é, cada associado é uma espécie de dono da instituição Sicredi, isso faz o associado ter o poder de decidir os rumos da empresa, coisa que não acontece em outros bancos”, contou.
Iuri ainda conta sobre os benefícios que só uma cooperativa de crédito pode proporcionar ao cooperado: “A grande diferença é que o cooperado participa da distribuição do resultado da cooperativa. Em um banco, por exemplo, os lucros serão divididos entres os sócios majoritários. No Sicredi, o resultado positivo, ou seja, o lucro é dividido entre os todos associados da cooperativa. Uma parte, por lei, fica no fundo de reserva, a outra parte é distribuída aos cooperados, em forma de juros ao capital que o associado possui e a outra forma é a distribuição do lucro no final do exercício. O valor recebido será conforme a movimentação de cada associado”.
O cooperativismo encontra-se em grande expansão e vem ampliando cada vez mais seus espaços, ganhando capilaridade e competitividade. Recentemente, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou a importância das cooperativas e seu crescimento em tempos de crise, com índices superiores ao desempenhado pelos demais integrantes do Sistema Financeiro Nacional. As cooperativas possuem diferenciais muito estratégicos.
Dentre eles: o atendimento diferenciado, o foco no associado, o estímulo à poupança e a democratização do acesso ao crédito, sobretudo entre os pequenos investidores.
Para o Sicredi, o cooperativismo é seu modelo de negócio, seu propósito e também seu principal diferencial. Desta forma, é natural que se posicione nos próximos dias para ampliar seu impacto e efetividade. “Mais do que um modelo econômico, este é um modelo de vida, que aproxima pessoas”, orgulha-se o presidente da Sicredi Pampa Gaúcho, José Antônio Menezes.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos