qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Fronteira Oeste inicia Planificação da Atenção à Saúde

A Secretaria da Saúde inicia a implantação da Planificação da Atenção à Saúde nos onze municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Alegrete. A secretária Arita Bergmann esteve na cidade nesta segunda-feira (8/7) para o evento de abertura. O processo busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diferentes serviços prestados. Municípios (11): Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. População: 465.038 (Censo 2010)

“Esta região está de parabéns por dar início ao processo de planificação da saúde. Queremos qualificar o atendimento e melhorar os indicadores. Vamos, juntos, realizar o que o governo do Estado quer para essa região, que é melhorar o atendimento na saúde”, disse Arita.

O prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, agradeceu a secretária por “trazer o governo do Estado para a nossa região”. “Sabemos o esforço da gestão estadual para colocar as contas em dia”, completou.

Diminuição de filas

A Planificação da Atenção à Saúde organiza os processos de trabalho das unidades de saúde e promove a integração das atenções primária e especializada. “Uma Atenção Primária em Saúde robusta pode responder entre 80% a 90% das demandas dos usuários. Existem diretrizes a serem seguidas para garantir o cuidado qualificado nos postos e diminuir encaminhamentos desnecessários à atenção especializada”, explica a coordenadora estadual da Atenção Básica, Raíssa Barbieri Ballejo Canto.

Como hoje essa não é a realidade do SUS no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde está implantando a Planificação a fim de diminuir filas, substituir fichas pelo acolhimento com classificação de risco e responder às demandas dos usuários – o máximo possível – dentro dos postos de saúde.

Raíssa também defende que o fortalecimento da Atenção Primária é essencial para qualificar a assistência aos usuários por meio da promoção da saúde e prevenção de agravos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e visando a sustentabilidade do SUS.

Para que isso seja realizado, a Planificação reúne ações educacionais voltadas a aprimorar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, por meio de oficinas teóricas e tutorias.

Postado por Matias Moura – [email protected]

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro