Ideia é fomentar a criação de projetos para gerar emprego e renda, a partir das tradições do RS.
João Luiz Corrêa, Claudia Maria Borges, Álvaro Franco, Ernani Polo e César Oliveira, em encontro no escritório do ministério da Cidadania. — Foto: Arquivo pessoal João Luiz Corrêa, Claudia Maria Borges, Álvaro Franco, Ernani Polo e César Oliveira, em encontro no escritório do ministério da Cidadania. — Foto: Arquivo pessoal
João Luiz Corrêa, Claudia Maria Borges, Álvaro Franco, Ernani Polo e César Oliveira, em encontro no escritório do ministério da Cidadania. — Foto: Arquivo pessoal
Artistas e lideranças que fazem parte do Fórum da Tradição estão se mobilizando para buscar formas de fortalecer a cultura gaúcha.
Integrantes do grupo participaram de reuniões e conversas com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e com o assessor do ministério no estado, Álvaro Franco, no sentido de discutir projetos, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para beneficiar iniciativas capazes de gerar emprego e renda, a partir das tradições do Rio Grande do Sul.
Entre os artistas mobilizados estão João Luiz Corrêa e o patrono da Semana Farroupilha, César Oliveira. Em outra frente, César tem mantido encontros com integrantes do governo Eduardo Leite. O secretário Covatti Filho, por exemplo, já manifestou intenção de criar incentivos para que festas populares contratem músicos gauchescos para seus eventos.
João Luiz Corrêa com ministro Osmar Terra — Foto: Arquivo pessoal João Luiz Corrêa com ministro Osmar Terra — Foto: Arquivo pessoal
João Luiz Corrêa com ministro Osmar Terra — Foto: Arquivo pessoal
Por indicação de César, foi indicada, recentemente, a declamadora Liliana Cardoso como integrante do Conselho Estadual da Cultura, colegiado que decide quais projetos serão financiados com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Boas iniciativas que podem fazer diferença num estado que ainda engatinha na ideia de fazer da cultura gaúcha uma ferramenta para fortalecer a economia.