A primeira semana do inverno teve de tudo. No final de semana: sol, calor, e clima de verão. Já na quarta e quinta-feira os termômetros ficaram abaixo de zero. O culpado por essa gangorra do tempo é ele, o tão falando El Niño. Sim, é ele. Os meteorologistas já alertavam antes mesmo da estação começar que este inverno seria bastante diferente com alternância de dias muitos frios seguidos por dias de calor. Ou seja, um inverno bipolar.
No meio disso tudo, está ela, a geada, que para uns é motivo de bater “queixo” e para outros é um prato cheio de encher os olhos. Sobre tudo para os apaixonados por belas paisagens. E foi isso que a reportagem do Jornal A Plateia fez, “quebrou geada”, para trazer à você, leitor, algumas imagens que só a fronteira revela nos dias de inverno.
A temperatura mais baixa foi na quinta-feira (27) quando a estação meteorológica da Rádio RCC FM e Jornal A Plateia registrou -2.8Cº durante a madrugada e o Rio Grande do Sul registrou uma noite congelante, incluindo temperaturas negativas e ocorrência de geada em diversos municípios. O frio intenso, de 1°C na Região Metropolitana, resultou em uma fissura nos trilhos da Trensurb. Na zona Sul do Estado, Pinheiro Machado registrou a mínima de -5,6°C nessa quinta-feira.
Começo de julho será congelante
Preparem seus casacos, toucas, ponchos, mate, lareira, fogão a lenha e cobertores pois a próxima semana promete ser ainda mais congelante. Algumas projeções metereológicas da Metsul apontam uma entrada de massa polar fortíssima, ou seja, frio por demais intenso na primeira semana do mês de julho.