Foi uma quinta-feira de decisão nas quadras de futsal. A rodada das quartas de finais da Série Prata, jogos da volta, agitaram a noite do CFL 2019. Nas decisões ajustadas da Prata, a noite acabou feliz para Mônaco Santanense e Terasaki, que venceram seus jogos no tempo normal e se garantiram na semifinal e na Série Ouro 2019.
Mônaco na semi
As decisões da Série Prata tiveram inicio com Mônaco Santanense e Atlético Paranaense. Vencedor do primeiro jogo, o Mônaco posicionou seu time e esperou pelas ações do Atlético, que precisava vencer a todo o custo. Mais do defender-se o Mônaco aguarda pelos espaços que surgiriam ao natural. Na primeira chance Roberto foi lançado nas costas da defesa e finalizou para fazer 1 x 0 Mônaco. O lateral foi cobrado com velocidade e o artilheiro fez 2 x 0. O terceiro gol do Mônaco foi uma bela troca de passes em velocidade que Roberto completou. O Atlético descontou na jogada pessoal de Eduardo, mas Hilton ampliou para 4 x 1. Eduardo descontou novamente. Mas o Atlético adiantava a marcação e caia na armadilha do contra ataque com troca de passes envolventes do Mônaco que acabavam no gol de Andres. Renan fez o quinto e Somália ampliou. Envolvido o Atlético viu Robson Binho fazer mais dois e o primeiro tempo fechou em 8 x 2, Mônaco. Na segunda etapa o Mônaco tirou a velocidade do jogo e tratou de fazer o tempo passar, mas sem abdicar do jogo vertical. Somália fez seu 19º gol no campeonato e ampliou. Hilton surpreendeu o goleiro e fez o 10 x 2. Pablo até descontou, mas Hilton fechou o placar em 11 x 4 e com a vitória o Mônaco foi a primeira equipe a garantir o acesso a Série Ouro e a vaga para semifinal.
Terasaki vence no detalhe
O confronto mais equilibrado das quartas de final foi Portugal e Terasaki, que empataram em 6 x 6 no primeiro jogo. Por isso as equipes voltaram a quadra para fechar a noite de futsal jogando por uma vitória para passar a semifinal. Mal a bola rolou e Fernando Lima deu um passe perfeito para Mauro fazer 1 x 0. Terasaki. Fernando Lima ampliou pouco depois. Portugal tinha a bola, mas não conseguia servir o bem marcado pivô Xuxa. A equipe, porém, seguiu martelando até que Robinhoconseguiu receber na direita e servir o pivô, que descontou. O jogo pegou fogo e na jogada pessoal de Xuxa empatou a decisão. O Terasaki respondeu com gol e Mauro recolocou o Terasaki na frente. Com assistência de Xuxa, Robinho voltou a empatar para Portugal. O equilíbrio era a tônica da partida e Bernardo pressionou a saída de bola de Portugal e acabou marcando o 4 x 3, Terasaki. A reação de Portugal veio dos pés de Duka. Da sua quadra, ele deu um passe perfeito para Robinho empatar a partida. E pouco depois Duka foi ao ataque para virar o jogo para 5 x 4, Portugal. O segundo tempo começou com Fernando Lima soltando a bomba e empatando o jogo novamente. O Terasaki então adotou uma postura de marcar a saída de bola de Portugal e o detalhe acabou sendo decisivo. Na primeira chance, Antony roubou a bola de Xuxa que virou novamente o jogo para o Terasaki. Portugal seguiu martelando e pressionando o adversário obrigando o goleiro Cristian a grandes defesas. Mas a pressão sobre a bola novamente deu certo. Bernardo, o Cabeça, desarmou novamente Xuxa e recolocou o Terasaki na frente, 7 x 6. Portugal pressionou no final e até colocou goleiro linha na tentativa de empatar. O Terasaki resistiu e deu um bola na trave. Mas o cronômetro zerou e enfim puderam comemorar a classificação e o acesso.