Fórum Federasul o Rio Grande em Transformação, regiões Central e Fronteira Oeste, aconteceu na quinta-feira (27) e contou com a presença de diversas lideranças empresariais
Aproximar empresários, discutir assuntos relevantes ao desenvolvimento do nosso estado e possibilitar a articulação entre as cadeias produtivas são alguns objetivos da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul. Entidade que tem se destacado ao longo dos anos pela forte atuação em prol do desenvolvimento dos municípios gaúchos.
Com este objetivo, a Federasul promoveu, na quinta-feira dia, 27 de junho, em Livramento o Fórum O Rio Grande em Transformação que trouxe a proposta de identificar 10 oportunidades para o crescimento de nossa região. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial (ACIL) e contou com a participação de empresários, políticos e demais representantes regionais.
A programação teve início às 19h, com a abertura oficial do Fórum pela presidente da Federasul, Simone Leite. Na sequência, o vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, realizou uma apresentação do projeto para as lideranças locais expondo os dados, estatísticas e as medidas para crescimento da região central e Fronteira Oeste.
O encerramento do Fórum ocorreu com uma palestra da presidente Simone Leite, que abordou o tema “Um olhar sobre um novo tempo”. As conclusões dos estudos sobre as oportunidades de desenvolvimento apresentadas no Fórum serão também apresentadas no 15º Congresso da Federasul, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, em Gramado.
Mais cedo, os participantes estiveram reunidos com a diretoria da ACIL sob a coordenação do seu presidente Roberto Fervenza e associados, para apresentar à Federasul algumas demandas referentes aos desenvolvimento da região. Entre os importantes temas abordados estão a questão dos FreeShops na área de fronteira, infraestrutura rodoviária como melhorias em pontes e área viária, duplicação da BR 290, fortalecimento do projeto de lei que trata sobre a criação de uma zona de livre comércio em Livramento, entre os temas relevantes.
Estiveram presentes representantes de entidades de Santa Maria, Rosário do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Itaqui, São Gabriel entre os outros.
Para a presidente da Federasul, Simone Leite, esta foi mais uma oportunidade de conversar com os empresários e lideranças políticas na busca pela construção coletiva por um Rio Grande melhor. “Nossa agenda aqui foi muito positiva. Pois conseguimos sentar e ouvir as demandas dos setor. Nosso papel, enquanto Federasul, é buscar alternativas que ajudem a desenvolver cada vez mais nosso estado. Viemos buscar as principais demandas e ver como podemos contribuir para o desenvolvimento regional. E uma pauta que foi apresentada é a questão da infraestrutura onde nós precisamos de estradas melhores, aeroportos, para que a matéria prima e os produtos possam ser escoados. Isso é fundamental e precisa de investimentos e nós sabemos que os governos, estadual e federal não dispõem de recursos mas, em contrapartida, temos a possibilidade das parcerias público-privadas para que se concretizem essas demandas.
( Completar) Fala Antonio Righi , coordenador regional da Federasul e Roberto Fervenza presidente da ACIL.
Reunião de Integração com lideranças empresariais das regiões Central e Fronteira Oeste, realizada na ACIL Santana do Livramento na tarde de ontem. A reportagem do Jornal A Plateia conversou com a presidente da Federasul, Simone Leite, que destacou a importância dos assuntos abordados durante o encontro.