qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Frente Fria traz chuva e derruba as temperaturas na fronteira. Quinta-feira deverá registrar 1º na região

A terça-feira (25) que iniciou com temperaturas em torno dos 20° graus já na madrugada, registrou uma grande virada no tempo após a passagem de uma frente fria vinda do Uruguai. O sistema de baixa pressão fez os termômetros caiarem rapidamente pegando muitas pessoas de surpresa. Apesar do alerta para risco de vendaval e possibilidade de granizo em Santana do Livramento e Rivera a frente fria registrou somente ventania com rajadas que chegaram a 66 km/h acompanhada por chuva fraca.

Depois de dias de calor, Estado deve registrar mínima de 1°C e geada na quarta-feira.A previsão é também de chuva em todo o RS na terça-feira

O inverno começou oficialmente na sexta-feira passada (21), mas o frio esperado para a estação no Rio Grande do Sul ainda não deu as caras no Estado. Segundo a Somar Meteorologia, este cenário começa a mudar a partir desta terça-feira (25), quando a temperatura começa a cair por conta de uma frente fria que avança pelo Estado.

A noite de terça-feira já começa a apresentar temperatura mais baixa. Além disso, há, ainda, previsão de chuva para todo o Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões do centro e do oeste. Há também possibilidade de geada na serra gaúcha.

Para quarta-feira (26), em Uruguaiana, a mínima prevista é de 1°C e com geada, assim como em Bagé, que deve registrar 2°C. Em ambos os municípios, a temperatura permanece baixa durante o dia e não passa dos 9°C. Para Porto Alegre, a previsão é de que a mínima seja de 7°C, enquanto a máxima não passa dos 15°C.

O frio segue no restante do Estado, mas a chuva começa a se afastar. Por conta disso, a quinta-feira (27) deve apresentar uma leve elevação na temperatura, mas é apenas no início do fim de semana que o calor volta para a região.

A primeira semana é um exemplo da previsão feita para a estação, que deve apresentar oscilações entre dias frios e quentes durante toda a sua duração. A condição, segundo a Somar, deve-se ao El Niño. O fenômeno provoca o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico. Quando ele entra em ação, o centro do oceano fica aquecido e as temperaturas se elevam.

 

Texto : Matias Moura e GaúchaZH

Sempre ao lado dos gaúchos

Fernando Lemos O ano de 2024 foi um marco para os gaúchos. Um ano de grandes desafios, sem dúvida, mas também um ano de resiliência, união e superação. A tragédia que atravessamos deixou cicatrizes, mas também revelou a força do nosso povo e a capacidade de transformar adversidades em oportunidades. E vimos o surgimento de algo ainda mais valioso: a