Objetivo do teatro é ensinar os pequenos a identificarem qualquer tipo de abuso e reportarem aos pais

O espetáculo “O sonho roubado”, é uma peça teatral com fantoches. Que busca atingir todos os alunos da rede municipal, rede estadual e escolinhas. Marta de Almeida é coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM), conta a razão da escolha de realizar uma peça para ensinar as crianças: “Sabemos que as crianças aprendem a partir do lúdico, da brincadeira, sabemos que o assunto é bastante denso, estamos tratando de uma maneira leve e ensinando as crianças como identificar um abuso”, disse.
Marta comenta que em apenas quatro dias de apresentação, a peça já foi assistida por aproximadamente 600 crianças: “Em poucos dias alcançamos esta marca. Além disso, mais de 50 adultos entre pais, professores e profissionais da saúde também assistiram”.
Outro ponto destacado por Marta é mostrar que a criança pode buscar ajuda com sua família: “Ao mesmo tempo que estimulamos as crianças a buscar ajuda, também buscamos que os pais tenham mais atenção com seus filhos, notem caso apresente comportamento diferente”, completou.
“Mais de 80% dos abusos de crianças e adolescentes acontecem por pessoas próximas ou até mesmo familiares. Caso note que a criança esteja agindo diferente de alguma forma, ligue 100, este é o numero de denúncias, é filtrada em Brasília e posteriormente encaminhada até nós”, completou Marta de Almeida.