Afinal, de quanto é a dívida da Santa Casa?
Nem foi preciso todo o prazo previsto pelo empresário Jan Christoph Lima da Silva, do Instituto Salva Saúde, novo administrador do hospital Santa Casa de Misericórdia, para que as contas do estabelecimento de saúde alcançassem um novo patamar de equilibrio. Vinte dias depois de assumir a função o gestor já anunciou a quitação completa dos vales-alimentação em atraso do ano passado e a regularização dos salários deste ano. Os funcionários receberam os salários até abril deste ano e seis vales-alimentação que estavam pendentes do ano passado. A partir do mês que vem passam a receber, mensalmente, dois vales-alimentação – um do mês corrente e outro do atrasado deste ano. Ou seja: até dezembro será possível zerar os vales em atraso, juntamente com o pagamento em dia dos salários.
A nova realidade anima os trabalhadores e a própria comunidade. Os débitos referentes aos salários do corpo clínico e de fornecedores do hospital também estão sendo equacionados através de negociações específicas. Aos poucos, a Santa Casa recupera as forças para enfrentar a dificil luta que tem pela frente: a de manter equilibrada sua situação financeira e, com isso, passar a investir em melhorias na estrutura e na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Esse, de fato, será o real ponto zero para a nova caminhada, na qual o hospital conseguirá aumentar sua receita para efetivar a pretendida recuperação e crescimento.
Os resultados já alcançados nessas poucas semanas só não estão ainda melhores porque – talvez exatamente pelos vísiveis avanços alcançados – a nova gestão começou a receber um grande número de “novas” velhas cobranças. Em outras palavas: começaram a aparecer dívidas que ninguém sabia que existiam, o que torna praticamente impossível fazer um planejamento exequível de pagamentos e, menos ainda, de investimentos. A mesma credibilidade crescente resultante dos bons resultados alcançados até agora está colocando os novos gestores na difícil situação de gerir e planejar sem saber, de fato, até onde vão os problemas a serem solucionados.
Troca-troca
Ficou quase inviável a nomeação do vereador e professor Antônio Zenoir para a Secretaria Municipal de Educação. A confirmação da nomeação está dependendo de uma manifestação positiva da SEDUC RS a respeito da manutenção da licença-prêmio – e do respectivo pagamento de salário – para contagem no tempo para aposentadoria do professor. Com isso, um novo nome passou a circular nos bastidores – uma bacharel em Direito que atualmente atua em órgão federal no município. Isso significa que a professora Maria Regina Prado Alves realmente será deslocada para a Secretaria de Cultura e que o atual titular dessa pasta, Luiz Arrieta, assumirá a Agricultura, Pecuária e Assuntos Agrários. Durante um longo período, Arrieta dirigiu a parte administrativa da Associação e Sindicato Rural de Livramento.
Mobilização
Ogrupo de vereadores que integra a Frente Parlamentar em Apoio à Criação da Escola Técnica Agrícola em Livramento vem realizando uma série de contatos com o objetivo de demonstrar às autoridades e à própria comunidade a importância desse investimento para o município. O grupo tem procurado todas as instâncias que possuam relação com a atividade proposta, independente do partido político dos gestores. Uma militância pela escola técnica, não por ideologia partidária. Com isso, a proposição começa a ganhar força na comunidade.
Carnaval em 2020
O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, reafirmou aos carnavalescos de Livramento a disposição de pedir ao prefeito Ico Charopen que reserve parte dos valores economizados pela Administração da Câmara de Vereadores para ajudar na volta do carnaval internacional, que já não acontece desde 2015. Durante a homenagem que o Legislativo prestou à Escola de Samba Tradição pelos 27 anos de atividade, proposta pelo vereador Aquiles Pires, Galo recordou ao presidente da entidade carnavalesca, Ângelo “Guilo” Menezes, que quando foi secretário de Cultura Livramento teve um dos melhores carnavais de sua história, e perguntou a Guilo se ele não gostaria de ter, ainda em sua gestão, a oportunidade de realizar um desfile de sua escola. Diante da resposta obviamente afirmativa, Galo lembrou de todo esforço visando a economicidade nas despesas de manutenção da Câmara e disse que certamente será possível dar uma boa contribuição também para a realização do carnaval de 2020.
Exposição
A Frente Parlamentar pretende demonstrar os benefícios do ensino técnico para a produção de riquezas e renda em Livramento com uma mostra de produtos locais no ato que será realizado dia 28 na área da Fepagro, na Mangueira Colorada, onde se pretende instalar a escola técnica.
PTB define convenção
O Partido Trabalhista Brasileiro – PTB de Sant’Ana do Livramento realiza sua convenção municipal no próximo dia 22, quando os filiados elegerão os novos membros do Diretório Municipal e os delegados e suplentes à Convenção Estadual. O ex-candidato a prefeito pelo partido e ex-vereador Cláudio Coronel já recebeu sinal verde de grande maioria dos integrantes do partido e deve ser conduzido à presidência do partido para coordenar o processo de definição da posição petebista em relação às próximas eleições. A Convenção Municipal será realizada durante todo a tarde do sábado, 22, na Câmara de Vereadores.
Chapas trabalhistas
Os filiados do PTB que quiserem inscrever chapas para concorrer às eleições do Diretório Municipal devem protocolar os pedidos tanto junto à Comissão Provisória Municipal quanto perante a Comissão Executiva Estadual, até 48 horas antes do início da convenção. No caso de que uma única chapa seja inscrita para concorrer, a eleição será por voto aberto. Os membros do Diretório eleitos terão a responsabilidade de eleger a Comissão Executiva e os conselhos de Ética e Disciplina Partidária e Fiscal, cujos chapas devem ser registradas até o início da reunião do novo Diretório Municipal.
Ruas das árvores
O vereador Leandro Ferreira está propondo uma maneira diferente e criativa de identificar ruas. Através de projeto de lei que protocolou na secretaria da Câmara de Vereadores, ele propõe que as ruas do loteamento habitacional Manoela, que em breve deve começar a receber seus moradores, recebam os nomes das árvores plantadas no local. Caso o projeto seja aprovado, a rua A do mapa do Manoela passará a se chamar Rua Anacauita; a rua B, Rua Laranjeiras; a L, Rua dos Ipês; a M, Rua Pitangueira; a rua O, Rua dos Araças, e; a rua P, Rua Cerejeiras.