sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Número de apreensões de carros clonados cresce 233% no Chuí

Polícia Civil diz que veículos são usados para transportar drogas e armas. Prefeitura vai instalar câmeras na cidade, e Brigada Militar reconhece falta de efetivo, mas diz que une esforços contra crimes na fronteira.

As apreensões de carros com placas clonadas no Chuí, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul, tiveram um aumento de 233% de 2017 até maio de 2019, segundo dados do Departamento de Trânsito da cidade que faz fronteira com Uruguai. A Polícia Civil afirma que os veículos são usados para transportar drogas e armas.”Além desses carros servirem de moeda de troca, por drogas e por armas no Uruguai, esses veículos acabam sendo utilizados no transporte dessas mercadorias, no intuito de ludibriar uma fiscalização da polícia, dos órgãos de controle, com relação aos reais proprietários dos veículos”, afirma o delegado Ronaldo Coelho.

Um dos veículos apreendidos foi usado por dois homens que, segundo a polícia, foram até o Chuí para buscar um fuzil – que também acabou recolhido. O automóvel usado pela dupla tinha placas de Pelotas, que na verdade pertenciam a outro carro, roubado em março no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Criminosos buscam maconha e cocaína no Paraguai, e depois cruzam o Rio Grande do Sul em direção ao Uruguai. Mas nem sempre as entregas chegam ao destino. A Polícia Federal apreendeu em 2017 500 kg de drogas transportadas dessa forma. Em 2018, os flagrantes passaram de 1,5 tonelada.

As ações da PF não inibem as quadrilhas. Em janeiro, agentes apreenderam uma caminhonete com 240 kg de maconha. O motorista foi preso em flagrante.

O prefeito do Chuí, Marco Antônio Barbosa, afirma que nas próximas semanas serão instaladas na cidade 11 câmeras, cada uma a um custo de R$ 200 mil, para ajudar a monitorar os veículos que circulam pela cidade.

“A Brigada alega que não tem efetivo, então nós estamos fazendo um trabalho pra ajudar o estado com a instalação de câmeras de videomonitoramento com os nossos recursos, com recursos próprios do município. Só queremos uma ajuda do estado, porque, sinceramente, não dá mais pra suportar essa situação”, afirma o prefeito.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leonardo Nunes, reconhece a falta de efetivo em todo o estado, mas afirma que a Brigada Militar tem unido esforços para combater os crimes na fronteira.

“As armas, principalmente, pelo que se deduz, são levadas para outras regiões do estado, e a droga que está saindo do país em direção ao Uruguai também é uma preocupação porque provavelmente quadrilhas possam se instalar nessas regiões aqui, ou lá da fronteira, ou até mesmo em Rio Grande”, afirma o oficial.”Isso, com certeza, nos preocupa, assim como preocupa as outras polícias, que também têm feito um trabalho de repressão nesse sentido”, acrescenta.

Por Fábio Eberhardt, RBS TV Rio Grande

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/05/25/numero-de-apreensoes-de-carros-clonados-cresce-233percent-no-chui.ghtml

Sorteio da Promoção Amigos da Sorte: TV 50 polegadas é sorteada

Posto Espigão Matriz, [19] – O 1° sorteio da promoção Amigos da Sorte foi realizado na manhã deste sábado no posto Espigão Matriz, com a presença de representantes das empresas participantes Augusto, Feluma, Espigão e Righi. O evento foi animado por um show do cantor Mateusinho Carvalho e uma apresentação do radialista Danúbio Barcelos. Durante o sorteio, foi premiado Saul