José Arthur, de apenas 14 anos, está ganhando cada vez mais espaço devido suas conquistas
José Arthur nasceu em 2004, sua mãe Andreia conta que apesar de sua deficiência visual, Arthur sempre foi muito independente: “Quando estava grávida descobri que era de gêmeos, devido a algumas complicações fui encaminhada rapidamente para o hospital e com apenas seis meses eu dei à luz a Arthur e seu irmão. Por ter sido um nascimento prematuro, Arthur teve um descolamento de retina, o que fez com que ele enxergue apenas vultos”, contou sua mãe.
Arthur conta que iniciou sua carreira no atletismo, participando dos jogos escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). A natação entrou na vida de Arthur após um convite do Grêmio Náutico União de Porto Alegre. A primeira competição de Arthur foi dia 21 de junho de 2018 que obteve o primeiro lugar nas duas modalidades que disputou.
Arthur já possui 17 medalhas desde o início de sua carreira profissional. O alto nível de rendimento de Arthur rendeu olhares da Confederação Paralímpica, que realiza anualmente uma peneira para selecionar os melhores de cada modalidade.
Por ser muito jovem, Arthur ainda não pode participar desta seletiva, mas, sonha em disputar uma paraolimpíada: “A próxima paraolimpíada ainda não vou poder disputar, vou treinar e me dedicar ao máximo para na próxima eu estar representando meu país”, contou Arthur.
Arthur já é credenciado na Federação Gaúcha de Natação: “É como no futebol, subimos de categoria em categoria até chegar à divisão de elite”, destacou Arthur.