sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Corpo de Bombeiros realiza simulação no prédio do Senac

Treinamento de uma situação de incêndio no interior do prédio da instituição pegou alunos de surpresa

Na noite da última quarta feira (22) o prédio do Senac, na rua Hugolino Andrade, foi palco de uma simulação de incêndio organizado pelo Corpo de Bombeiros. O simulado de incêndio faz parte da grade de atividades do curso técnico de segurança no trabalho e serviu para ensinar como devem se comportar as vítimas em uma situação de risco.
A simulação pegou algumas pessoas de surpresa, que acreditavam que se tratava de uma ocorrência real. Participaram aproximadamente 120 pessoas, a evacuação total do prédio levou 7 minutos, tempo elogiado pelos bombeiros.
O treinamento visa preparar os participantes desde o passo mais simples, como o mapeamento da planta do prédio a fim de conhecer as melhores saídas, às questões mais complexas, como vencer a claustrofobia e encontrar a saída de um labirinto escuro e repleto de fumaça.
Para José Luis, Coordenador do pólo EAD do Senac, o simulado é de extrema importância: “A simulação é realizada em área controlada, no momento a rua estava fechada para trânsito de veículo. Realizamos este simulado duas vezes por ano, buscamos manter todos os funcionários preparados caso aconteça alguma emergência. Os alunos não são avisados que terá a simulação, então a reação de cada um pode variar, sabemos que nunca será perfeita a evacuação mas buscamos agir da melhor forma possível”, disse.
A simulação contou com a presença dos Agentes de Trânsito, Brigada Militar, Samu e Corpo de Bombeiros.

Em resumo

O treinamento tem como objetivo evitar que as pessoas entrem em pânico e se divide nas seguintes etapas:
– Manter a calma;
– Andar em ordem;
– Não correr;
– Não empurrar ninguém;
– Não entrar em elevadores;
– Não gritar;
– Nunca voltar para apanhar objetos;
– Fechar as portas e janelas ao sair;
– Auxiliar os visitantes despreparados que estiverem no local;
– Não acender ou apagar as luzes, principalmente se sentir cheiro de gás;
– Deixar a rua e as entradas livres para a ação dos Bombeiros e do pessoal de socorro médico.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a