Medo e esperança no milagre
O natural sentimento de resistência que assoma de diversos setores da comunidade santanense em relação ao contrato que a Administração Municipal assina com o Instituto Salva Saúde para a gestão do hospital Santa Casa de Misericórdia talvez pudesse ter sido evitado se houvesse uma transparência maior no processo desde seu início. Na medida em que os detalhes da proposta de trabalho do Instituto vão sendo apresentados para a comunidade os temores que se relacionam a um eventual risco para a manutenção desse patrimônio comunitário que representa a Santa Casa vão proporcionalmente diminuindo – e ao mesmo tempo cresce a esperança de que, finalmente, se tenha alcançado o tão sonhado “milagre” da solução para uma dívida até agora há pouco considerada impagável. Na verdade, não há mágica na fórmula anunciada pelo Instituto para o equacionamento do milionário débito – nem com a União, nem com fornecedores,nem com os profissionais que prestam serviços para o hospital. A maior parte será compensada com créditos tributários e o restante mitigado com recursos alocados pelos membros da holding, eventuais financiamentos (para os quais o hospital se habilita a partir das próprias compensações) e do resultado da própria prestação de serviços. Para um hospital que simplesmente não vislumbrava uma saída imediata, é um verdadeiro milagre.
Carnaval
Depois de quatro anos sem a realização de um carnaval competitivo com desfile das escolas de samba em Livramento, o Conselho de Presidentes da Liga Independente das Escolas de Samba – LIESA volta a se mobilizar de maneira objetiva para a retomada do evento. Os carnavalescos convidaram a assumir a presidência da entidade a professora, radialista e ex-secretária de Turismo Denise Toledo, que já está realizando articulações para viabilizar o desfile das escolas de samba em 2020.
Regularização
Uma das primeiras providências da nova equipe de trabalho da Liesa será a regularização jurídica e da situação financeira da entidade. A LIESA ainda deve à Prefeitura Municipal a prestação de contas dos recursos utilizados no último carnaval, em 2015, o que deverá ser feito inclusive com a devolução de parte do valor repassado pelo Executivo, que não chegou a ser usado. Com isso, a Liesa ficará em condições regulares para assumir a organização do carnaval de 2020.
Amizade à distância
Em meio ao turbilhão das atividades na Secretaria Municipal da Educação, a professora Maria Regina Prado Alves sempre encontra tempo para momentos de congraçamento com as colegas de trabalho. Mesmo que elas já não estejam tão perto quanto ela gostaria, no dia a dia, como é o caso da professora Thais Miller, com a qual trabalhou direto na coordenação da educação no município, nos anos 90, durante a gestão do prefeito Glenio Lemos. Thais, que mora há 17 anos na cidade de Nashville, capital do Tennessee, nos EUA, aproveitou sua recente vinda à fronteira para rever a família e fez uma visita à ex-chefe e amiga, que está mais uma vez à frente da Secretaria .
Troca no PDT
O PDT também prepara sua convenção municipal para eleição do Diretório. Envolvido na difícil tarefa de administrar o município, o prefeito Ico Charopen estaria decidido a repassar a coordenação do partido em Livramento. A vereadora e atual líder do Governo na Câmara, Maria Helena Duarte, que presidiu a agremiação nos últimos anos, pode ser convocada a reassumir o cargo.
Mais 2 anos
Opolêmico projeto que prevê a prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores avança paulatinamente na Câmara dos Deputados, apesar da resistência do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal deve analisar nos próximos dias parecer favorável, do relator Valternir Pereira, para que o projeto continue tramitando regularmente no Congresso.
Economia
Aprorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores, por mais dois anos, está sendo proposta através da PEC 376/2009, que prevê a coincidência das eleições gerais no Brasil, empurrando as eleições do ano que vem para 2022, junto com o pleito do Presidente da República, Senadores, Governadores, Deputados Federais e Estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é unificar as eleições para economizar tempo e dinheiro.
Progressistas mantém presidente
O Diretório Municipal do partido Progressistas reelegeu o contador Luis Humberto Morel Paulo para a presidência da Comissão Executiva local. O Partido realizou sua convenção municipal no domingo passado, dia 19, e definiu membros do Diretório Municipal, delegados à Convenção Estadual e membros dos conselhos Fiscal, Consultivo e de Ética e Fidelidade Partidária.
Demandas da fronteira
O ex-vereador e ex-secretário municipal do Planejamento de Livramento, Zulmir Rasch, tem aproveitado sua atuação na Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, para fazer um lobby informal em favor da fronteira. Esta semana, aproveitou um encontro com o senador Luiz Carlos Heinze para entregar-lhe, em mãos, pedidos de destinação de recursos para a APAE e para a Conferência São Vicente de Paula e ainda uma sugestão de projeto que beneficie os abatedouros de bovinos na região.