Segundo o fundador do projeto, o escritor Jorge Poeta, a iniciativa surgiu pela necessidade de fomentar a literatura em nossa cidade
A Praça General Osório foi palco para a 10ª edição do Armazém Literário que aconteceu entre os dias 16 a 18 de Maio. O evento que foi criado em 2018 é considerado como a “feira do Livro” de Santana do Livramento. O projeto dirigido pelo poeta Jorge Santos, homenageou, na sua décima edição, o patrono Sr. Víctor Hugo Vargas. O Armazém Literário vem crescendo ao longo dos anos, chegando a sua 10ª edição como um dos grandes palcos de encontro da cultura literária da fronteira.
O evento teve o apoio da Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana, com apoio da Secretaria M. de Cultura, SESC Cultura de Livramento, Academia Santanense de Letras e outras 16 instituições.
Com diversas manifestações culturais em sua programação, o Armazém literário contou com apresentações artísticas dos mais diversos segmentos.
Também foi realizada, durante o evento, a entrega do certificado “Mérito Jornalista Danilo Ucha”, a personalidades conhecidas de Sant’Ana do Livramento, Rivera e Dom Pedrito. Dentre os homenageados estavam os colaboradores do Grupo A Plateia: Dra. Janete Badra, Keila Louzada, Henrique Bacchio, Valdinei Lima e a ex-colaboradora Elis Regina Cartaxo. A entrega dos certificados foi encerrada com uma bela homenagem ao diretor do evento Jorge Santos, feita pelo Dr. Olimpio Simões Pires. “Nós criamos esse evento para fortalecer a literatura em nosso município, pois é uma área que precisa muito de apoio. É um projeto comunitário sem vínculos políticos ou partidários. E chegamos agora nos 10 anos de trabalho, agradecemos a todos os nossos parceiros que de uma forma ou de outra nos ajudaram a chegar até aqui. A ideia principal do projeto é incentivar a leitura e a escrita com o foco na formação de novos leitores e escritores porque, infelizmente, nós temos enfrentado muitas dificuldades e precisamos criar uma nova geração para a literatura por não há renovação. Então precisamos trabalhar diretamente com o público jovem para que isso aconteça” encerrou Jorge Poeta.