Considerando os importados, são 636 casos confirmados. Boletim epidemiológico anterior, divulgado pelo governo do estado, confirmava 456 casos autóctones no estado.
Por G1 RS
Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti — Foto: Pixabay/Divulgação
Os casos de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do estado, aumentaram no Rio Grande do Sul. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 557 incidências.
O número aumentou 22% em relação ao boletim divulgado na semana anterior, que apontava 456 casos autóctones no estado. São 34 municípios com registro da doença (veja a lista completa abaixo).
Considerando os importados, o estado tem confirmados, até o dia 18 de maio, 636 casos de dengue. No total, foram 2.062 notificações. Destas, além das confirmadas, 843 foram descartadas, 549 aguardam investigação, e 34 foram classificadas como inconclusivas.
A SES reforça que as notificações ocorrem em todos os meses do ano, embora haja um aumento durante a sazonalidade da doença que ocorre entre os meses de novembro a maio.
Cidades gaúchas com casos autóctones em 2019
- Alvorada
- Bom Princípio
- Cachoeirinha
- Cândido Godói
- Canoas
- Cruz Alta
- Erechim
- Erval Seco
- Esteio
- Getúlio Vargas
- Glorinha
- Horizontina
- Ijuí
- Ivoti
- Marau
- Palmeira das Missões
- Panambi
- Pirapó
- Porto Alegre
- Ronda Alta
- Santa Barbara do Sul
- Santa Cruz do Sul
- Santa Rosa
- Santo Ângelo
- Santo Antônio das Missões
- São Borja
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Sarandi
- Tenente Portela
- Três de Maio
- Três Passos
- Tuparendi
- Viamão
- Casos autóctones no RS
- 2019: 557
- 2018: nenhum registro
- 2017: 2
- 2016: 2.159
- 2015: 1.044
— Foto: Arte/G1
Febre chikungunya
Conforme o mesmo levantamento divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul notificou neste ano 166 casos de febre chikungunya, 14 a mais do que na semana anterior. Destes, três casos foram confirmados importados, 126 foram descartados e 37 continuam em investigação diagnóstica.
Os casos confirmados foram registrados com moradores de Porto Alegre e na Região de Santo Ângelo.
As notificações de casos suspeitos ocorreram em 64 municípios de 18 Coordenadorias Regionais de Saúde.
Vírus da zika
Neste ano, o Rio Grande do Sul teve um caso autóctone confirmado, no município de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dos casos suspeitos, 23 foram descartados laboratorialmente e 36 continuam em investigação.
Fonte : G1