sex, 18 de outubro de 2024

Variedades Digital | 12 e 13.10.24

Obelisco da Praça Internacional é alvo de pichações por vândalos

Este caso se enquadra em vandalismo e as conseqüências vão desde multas até prisão para o infrator

A Praça Intenacional foi inaugurada em 1943, pelos então presidentes brasileiro e uruguaio, Getúlio Vargas e Alfredo Baldomir, respectivamente. O obelisco possui 15 metros de altura, em cuja base estão representados os escudos nacionais do Uruguai e do Brasil. Os escudos foram esculpidos no arsenal do exército no Rio de Janeiro, e doados pelo Comitê Brasileiro de Limites, porém para alguns pichadores a história deste símbolo do município pouco importa.
Nesta semana, turistas e moradores notaram que o obelisco foi danificado por vândalos, próximo a sua base, duas pichações, uma com tinta vermelha com a frase “Felipe SKT”, a outra com tinta preta “Vamo s3 amar”.
Pichar Patrimônio Público é crime, de acordo com a Lei Nº 12.408, de 25 de maio de 2011, … Pichar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano: Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
O secretário Ricardo Dutra comentou sobre o ocorrido: “Infelizmente, estes fatos ainda ocorrem no dia de hoje. Registramos o boletim de ocorrência, estamos investigando nas câmeras de vigilância, contatando com pessoas, funcionários, enfim, tudo que possa auxiliar a polícia para pegar os vândalos”, contou.
A policia investiga o caso.

PRF prende passageiro de carro que era foragido da Justiça em Sant’Ana do Livramento

Na tarde desta quinta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um passageiro de um carro que era foragido da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. A ação ocorreu na BR-158, em Sant’Ana do Livramento. Durante uma operação de combate ao crime, os PRFs abordaram um Corsa com placas

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no