O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve no campus Unipampa, em Bagé, nessa semana, onde prestou apoio aos alunos, professores e servidores da Universidade que realizaram uma Assembleia Geral liderada pelos estudantes contra os cortes no orçamento anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). A atividade definiu as próximas ações e manifestações, incluindo a paralisação do dia 15 de maio, que se tornou um movimento nacional.
Desde que o Governo Federal anunciou os cortes de 30% nas universidades federais, vários protestos e assembleias aconteceram em todo o país. Durante a reunião no campus da Unipampa Bagé, o professor Alessandro Carvalho Bica lembrou que, se mantido o corte nos recursos, já no mês de setembro, o abastecimento de água, luz e RU (restaurante universitário) serão comprometidos, além de outras graves consequências em bolsas e projetos da universidade.
O deputado Mainardi também fez uma fala durante a assembleia e frisou que a atual postura do governo federal é um ataque às universidades e a educação no país. “É preciso envolver a sociedade nesta luta. Educação não é apenas uma palavra bonita, é ação. Não podemos permitir este ataque feito pelo executivo federal. Precisamos reconquistar a possibilidade de ter uma universidade com recursos e de qualidade para todos. A Unipampa carece de mais estrutura e investimentos. Estamos juntos nesta luta.”
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅