Na manhã deste sábado 4 de maio nem a chuva que caiu na fronteira desde as primeiras horas impediu os santanenses de participaram de um ato em prol os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia que estão em greve há quase um mês por falta de pagamento de salários e atrasos em repasses.
A mobilização ganhou força pelas redes sociais, depois que um dos funcionários Wiliam Madruga realizou um desabafo pelo facebook pedindo para que a população se somar a esta luta . A partir desse fato um grupo de amigos e voluntários resolveu se mobilizar e agendou a ação que aconteceu nesta manhã. Com um clima totalmente apartidário e com o espirito apenas da solidariedade um número bastante expressivo de santanenses saiu de suas casas abaixo d’agua e foram até o hospital onde por volta das 10h30 horas foi realizado um abraço simbólico a instituição como forma de demostrar que nem os funcionários , nem os pacientes estão sozinhos. E que a comunidade que ajuda também com a doação de alimentos está engajada na permanência das portas do hospital abertas e principalmente que está crise financeira tenha um fim para que assim os trabalhadores possam receber os seus salários em dia.
O pai de família e representante comercial, Emerson, foi um dos participantes da ação. Para ele o mais importante é poder mostrar que a comunidade valoriza o hospital. “ Eu estava em casa ouvindo o programa Conversa de Fim de Tarde quando falaram que ia acontecer essa mobilização e prontamente junto com a minha esposa nós decidimos vir apoiar. Pois muitas vezes a gente e familiares nossos já precisaram do hospital e mesmo com todas as dificuldades fomos muito bem atendidos. É o mínimo que a gente pode fazer é estar aqui junto com eles nesses momento difícil” disse .
“Para o professor Rafael Castro o mais importante é mostrar para os trabalhadores que eles não estão sozinhos e podem contar com a solidariedade da população.” Estamos aqui porque saúde é uma coisa séria. “E é importante que as pessoas venham apoiar está causa, pois este hospital presta um serviço fundamental para a comunidade” comentou.
Durante o ato os participantes se colocaram em frente a Santa Casa realizam um abraço simbólico no hospital. Conforme os organizadores do evento a chuva pode ter atrapalhado a presença de mais pessoas e outras ações como a deste sábado deverão acontecer nos próximos meses.
Fotos e texto : Matias Moura