qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Bastidores

PSL oficial

A Executiva Estadual do PSL no Rio Grande do Sul, finalmente concluiu a questão da representação oficial do partido em Livramento e em outras 79 cidades gaúchas. Em reunião realizada na Capital do Estado, a Executiva homologou por unanimidade os nomes dos presidentes das Comissões Provisórias que atuarão nos municípios. Em Livramento, conforme a decisão, responde pelo PSL o ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Airton Costa, que chegou a ter sua representatividade questionada por alguns integrantes da agremiação. Agora, é oficial.

Santa Casa no centro das preocupações

A situação da Santa Casa não escapa da pauta de nenhuma autoridade disposta a ajudar Livramento. Nesta sexta-feira, foi a vez do deputado federal Dionilso Marcon, que cumpriu a genda no município e acabou se envolvendo na questão que é atualmente a grande preocupação da comunidade santanense. Ciceroneado e provocado pelo vereador Leandro Ferreira, o deputado se reuniu pela manhã com o Prefeito Municipal, com o qual conversou a respeito da emenda para a construção de uma quadra poliesportiva no Assentamento Bom Será, e falou ainda sobre uma emenda de R$ 270 mil para a Santa Casa. Na mesma manhã, visitou os trabalhadores grevistas que se encontram em vigília na frente do hospital (foto). A agenda ainda incluiu uma visita à Comunidade do Cerro dos Munhoz e, à tarde, o Seminário sobre a Reforma da Previdência, que contou ainda com a participação do advogado Previdenciário Fernando Battaglin, na Câmara de Vereadores.

Por dentro da gestão

O PTB está, efetivamente, integrado à Administração Municipal de Livramento. Apesar de ter tido a decisão de aceitar cargos no Governo Municipal e, dessa forma, passar a fazer parte da base de apoio à atual Administração, o partido já ocupa funções em diferentes área do Governo. Inicialmente, foi nomeado o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, mas sua indicação chegou a ser contestada por ter sido feita isoladamente. Logo, porém, foram nomeados outros membros do partido, a exemplo do advogado Renato Ucha para a Procuradoria e o suplente de vereador Jorge Rodrigues, o Onze, para direção na Secretaria de Obras. O grupo já está incorporado e trabalhando. Esta semana, junto com o secretário Ricardo Dutra, Onze recebeu o presidente do partido e vereador Germano Camacho, discutindo o encaminhamento de algumas demandas (foto). Outros nomes do PTB também serão incorporados ao Governo Municipal.

Mais médicos

Overeador Carlos Nilo Pintos buscou a ajuda do senador Luiz Carlos Heinze, de seu partido, para esclarecer uma situação que vem causando preocupação na área da saúde, não apenas em Livramento, mas , em praticamente todo o Brasil: a dificuldade nas renovações das bolsas do programa Mais Médicos. Nilo recebeu informações de que as bolsas não estão sendo renovadas, o que poderá comprometer o programa. Encaminhou sua preocupação também para a Secretaria de Saúde do Município.

Prestígio fronteiriço

O criador da Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana, Jorge Silva Santos, o “Jorge Poeta”, continua incansável na busca de apoio para a realização de mais uma edição da única feira do livro de que Livramento dispõe atualmente – o Armazém Literário. Ainda bem que ele não desiste. Esta semana, recebeu a garantia de apoio do presidente da Câmara, vereador Galo Del Fabro (foto). Os dois conversaram demoradamente sobre o evento e Galo lembrou que o “Armazém” recebeu toda ajuda possível quando ele esteve à frente da pasta municipal da Cultura, Esporte e Lazer. O 10° Armazém Literário de Livramento será realizado nos próximos dias 16, 17 e 18, na Praça General Osório.

Corte acadêmico

A Universidade Federal do Pampa – Unipampa já recebeu a informação oficial do MEC a respeito do bloqueio, em seu orçamento, de cerca de 34% dos valores discricionários, entre recursos de Outras Despesas Correntes (custeio) e Investimentos (capital). Com exceção da Ação 4002 – Assistência Estudantil, todas as demais ações tiveram valores orçamentários bloqueados. O valor total bloqueado corresponde à R$ 18.802.778,00, considerando os valores suprimidos em 18/01/2019 e valores de emendas parlamentares destinadas a Unipampa.

Inviabilidade

Em Nota Pública, a Unipampa afirma que esse bloqueio – caso, posteriormente, seja traduzido em cortes – vai inviabilizar o funcionamento de vários serviços da universidade. A Universidade lembrou, na nota, que “não é de hoje que as Instituições Federais de Ensino Superior vêm enfrentando dificuldades para manter seus serviços, o patrimônio público, a segurança institucional e a necessidade permanente de atualização através do investimento”. Educandários de ensino superior de todo o País fizeram manifestações semelhantes a essa.

Acesso público

A Unipampa oferece 10 unidades, cinco situadas na zona de fronteira e cinco interiorizadas com a sede da reitoria em Bagé. Atualmente, abriga cerca de 15 mil alunos, um número expressivo para uma Universidade com apenas 11 anos de existência. Na Nota Pública, que é um verdadeiro alerta à sociedade fronteiriça que tanto lutou pelo ensino acadêmico público, a Unipampa lembra que, além de um ensino de qualidade, desenvolve atividades de pesquisas, básicas e aplicadas, e de extensão com envolvimento das comunidades locais, bem como ações de internacionalização.

[email protected]
WhatsApp (55) 98445-1829

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025