PSL oficial
A Executiva Estadual do PSL no Rio Grande do Sul, finalmente concluiu a questão da representação oficial do partido em Livramento e em outras 79 cidades gaúchas. Em reunião realizada na Capital do Estado, a Executiva homologou por unanimidade os nomes dos presidentes das Comissões Provisórias que atuarão nos municípios. Em Livramento, conforme a decisão, responde pelo PSL o ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Airton Costa, que chegou a ter sua representatividade questionada por alguns integrantes da agremiação. Agora, é oficial.
Santa Casa no centro das preocupações
A situação da Santa Casa não escapa da pauta de nenhuma autoridade disposta a ajudar Livramento. Nesta sexta-feira, foi a vez do deputado federal Dionilso Marcon, que cumpriu a genda no município e acabou se envolvendo na questão que é atualmente a grande preocupação da comunidade santanense. Ciceroneado e provocado pelo vereador Leandro Ferreira, o deputado se reuniu pela manhã com o Prefeito Municipal, com o qual conversou a respeito da emenda para a construção de uma quadra poliesportiva no Assentamento Bom Será, e falou ainda sobre uma emenda de R$ 270 mil para a Santa Casa. Na mesma manhã, visitou os trabalhadores grevistas que se encontram em vigília na frente do hospital (foto). A agenda ainda incluiu uma visita à Comunidade do Cerro dos Munhoz e, à tarde, o Seminário sobre a Reforma da Previdência, que contou ainda com a participação do advogado Previdenciário Fernando Battaglin, na Câmara de Vereadores.
Por dentro da gestão
O PTB está, efetivamente, integrado à Administração Municipal de Livramento. Apesar de ter tido a decisão de aceitar cargos no Governo Municipal e, dessa forma, passar a fazer parte da base de apoio à atual Administração, o partido já ocupa funções em diferentes área do Governo. Inicialmente, foi nomeado o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, mas sua indicação chegou a ser contestada por ter sido feita isoladamente. Logo, porém, foram nomeados outros membros do partido, a exemplo do advogado Renato Ucha para a Procuradoria e o suplente de vereador Jorge Rodrigues, o Onze, para direção na Secretaria de Obras. O grupo já está incorporado e trabalhando. Esta semana, junto com o secretário Ricardo Dutra, Onze recebeu o presidente do partido e vereador Germano Camacho, discutindo o encaminhamento de algumas demandas (foto). Outros nomes do PTB também serão incorporados ao Governo Municipal.
Mais médicos
Overeador Carlos Nilo Pintos buscou a ajuda do senador Luiz Carlos Heinze, de seu partido, para esclarecer uma situação que vem causando preocupação na área da saúde, não apenas em Livramento, mas , em praticamente todo o Brasil: a dificuldade nas renovações das bolsas do programa Mais Médicos. Nilo recebeu informações de que as bolsas não estão sendo renovadas, o que poderá comprometer o programa. Encaminhou sua preocupação também para a Secretaria de Saúde do Município.
Prestígio fronteiriço
O criador da Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana, Jorge Silva Santos, o “Jorge Poeta”, continua incansável na busca de apoio para a realização de mais uma edição da única feira do livro de que Livramento dispõe atualmente – o Armazém Literário. Ainda bem que ele não desiste. Esta semana, recebeu a garantia de apoio do presidente da Câmara, vereador Galo Del Fabro (foto). Os dois conversaram demoradamente sobre o evento e Galo lembrou que o “Armazém” recebeu toda ajuda possível quando ele esteve à frente da pasta municipal da Cultura, Esporte e Lazer. O 10° Armazém Literário de Livramento será realizado nos próximos dias 16, 17 e 18, na Praça General Osório.
Corte acadêmico
A Universidade Federal do Pampa – Unipampa já recebeu a informação oficial do MEC a respeito do bloqueio, em seu orçamento, de cerca de 34% dos valores discricionários, entre recursos de Outras Despesas Correntes (custeio) e Investimentos (capital). Com exceção da Ação 4002 – Assistência Estudantil, todas as demais ações tiveram valores orçamentários bloqueados. O valor total bloqueado corresponde à R$ 18.802.778,00, considerando os valores suprimidos em 18/01/2019 e valores de emendas parlamentares destinadas a Unipampa.
Inviabilidade
Em Nota Pública, a Unipampa afirma que esse bloqueio – caso, posteriormente, seja traduzido em cortes – vai inviabilizar o funcionamento de vários serviços da universidade. A Universidade lembrou, na nota, que “não é de hoje que as Instituições Federais de Ensino Superior vêm enfrentando dificuldades para manter seus serviços, o patrimônio público, a segurança institucional e a necessidade permanente de atualização através do investimento”. Educandários de ensino superior de todo o País fizeram manifestações semelhantes a essa.
Acesso público
A Unipampa oferece 10 unidades, cinco situadas na zona de fronteira e cinco interiorizadas com a sede da reitoria em Bagé. Atualmente, abriga cerca de 15 mil alunos, um número expressivo para uma Universidade com apenas 11 anos de existência. Na Nota Pública, que é um verdadeiro alerta à sociedade fronteiriça que tanto lutou pelo ensino acadêmico público, a Unipampa lembra que, além de um ensino de qualidade, desenvolve atividades de pesquisas, básicas e aplicadas, e de extensão com envolvimento das comunidades locais, bem como ações de internacionalização.
[email protected]
WhatsApp (55) 98445-1829