O 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”, realizou, no período de 22 a 26 de abril, o Exercício no Terreno (ET) denominado “Operação Boina Preta”. O referido ET representa o coroamento do Período de Instrução Individual Básica do corrente ano.
A Operação tem o objetivo de evidenciar o domínio das técnicas e o desenvolvimento dos atributos necessários ao Combatente Básico, além de colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos pelos novos soldados.
A atividade foi desenvolvida por meio de diferentes instruções práticas, tais como: Pista de Cordas, Transposição de Curso D’água, Pista de Orientação (diurna e noturna), Progressão (diurna e noturna), Higiene Pessoal e Primeiros Socorros, Abrigos Improvisados, Organização do Terrenos, Lutas e Camuflagem. Nestas chamadas “oficinas”, os soldados incorporados em 2019 puderam realizar algumas simulações de situações de combate, que consolidam a capacidade de sobrevivência do militar no campo de batalha.
A “idéia força” do exercício foi proporcionar aos recrutas as condições ideais para a prática das técnicas individuais já ensinadas. Neste sentido, o Regimento não mediu esforços em pessoal e material para que o soldado pudesse, em todos os momentos, contar com instrutores e monitores incumbidos de verificar sua conduta, corrigindo-a quando necessário.
Superado mais este desafio, os soldados do Efetivo Variável tornaram-se aptos a receber a tão almeja boina preta, cujo uso identifica os militares que integram as unidades mecanizadas e blindadas do Exército Brasileiro.
Postado por Matias Moura