sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Tenente Coronel Pedro Ricardo Maron Burgel assume Comando Regional da Fronteira Oeste

Ten Cel Pedro Ricardo Maron Burgel – CARLOS ALBERTO PRADO DE ANDRADE- Cel QOEM – Coronel José Nilo Correa Alves

Na tarde desta segunda-feira, 29 de abril aconteceu no salão de atos do Comando Regional de Fronteira Oeste na Brigada Militar em Livramento a troca oficial de comando da unidade que a partir de agora será chefiada pelo Ten Cel Pedro Ricardo Maron Burgel que substitui o coronel José Nilo Correa Alves. Um uma breve sonelidade que contou coma presença de autoridades civis e militares, além da impressa local, foi lido um texto em forma de reconhecido pelo serviços prestado pelo coronel Nilo no tempo que ficou a frente do comando da fronteira oeste além do descerramento da foto oficial dos ex-comandantes.

Já o Tenenente Coronel Burgel disse estar feliz em retornar há Santana do Livramento onde também já foi comandante dos Bombeiros Militares. Para ele esse será mais um novo desafio em sua carreira.

O Ten Cel Burgel é natural de Porto Alegre, casado possui 4 filhos. Ingressou na Brigada Militar em 1986 como Aspirante, chegando ao Posto atual em 2012. Esteve à frente do 10º Comando Regional de Bombeiros em Sant”Ana do Livramento, foi Diretor Administrativo do Corpo de Bombeiros Militar e por último Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Área Turistica em Capão da Canoa.

O novo Comandante terá o desafio de Comandar e gerenciar as atividades administrativo-operacionais de um dos mais extensos Comandos do Estado, responsável por 22 municípios e com uma área aproximada de 66 mil KM² (23% do RS) e 900km de fronteira.

ELOGIO DE OFICIAL SUPERIOR

De acordo com o que me confere o art. 74 c/c art. 20, Inc. III, ambos do Decreto Lei no 43245/2004 (Regulamento Disciplinar da Brigada Militar) cumpro honroso dever de ofício em elogiar o Coronel JOSÉ NILO CORRÊS ALVES,pelo excelente trabalho realizado frente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste, no momento em que deixa este importante Comando Regional.

O Cel Nilo passou a exercer a função de Comandante do CRPO Fronteira Oeste em 06 de setembro de 2017, permanecendo até 16 de janeiro de 2019, quando foi transferido para outra região do Estado. Durante este período, soube lidar de maneira competente com todas as situações delicadas que se apresentaram.

O Coronel Nilo presta seus serviços na Brigada Militar há mais de 30(trinta) anos. Assumiu o desafio de comandar uma das maiores Regiões do Estado,composta por 22 municípios, com uma área aproximada de 66 mil Km² (cerca de 23% do RS) e 900km de fronteira com Argentina e Uruguai. O CRPO Fronteira Oeste, com sede na cidade de Santa do Livramento, se destaca pela importância estadual, tanto na área turística, quanto nas áreas de pecuária e de agricultura, sendo um dos principais Comandos Regionais da Brigada Militar.

Nota-se a eficiência do trabalho prestado pela Brigada Militar na região, quando analisamos os indicadores criminais e de produtividade. Percebe-se que o gestor regional faz um constante acompanhamento, através de reuniões operacionais e táticas, priorizando os esforços nos locais onde há maior concentração de crimes, visando a redução dos índices de criminalidade e a consequente tranquilidade da população. Tais reuniões sempre foram tratadas pelo CelNILO como prioridade, e os resultados alcançados dão mostra de sua importância.Verifica-se no planejamento do CRPO Fronteira Oeste,sob o comando do CelNILO, a utilização das ferramentas de análise criminal disponíveis, que auxilia na organização das operações e execução do policiamento ostensivo preventivo.

Alinhado com os parâmetros e objetivos gerais estabelecidos pelo Comando da Corporação, no que diz respeito ao cumprimento de metas e diminuição de indicadores de criminalidade, observa-se que no período compreendido entre 2017 e 2018, com a medida de aumentar o número de abordagens e apreensões (tanto de armas de fogo quanto de armas brancas), houve um decréscimo significativo nos índices dos principais delitos combatidos em todo o Estado e Região, atingindo a redução de 35% nos índices de roubo a comércio, 29% nos roubos a veículo e 27% nos homicídios dolosos.

É importante destacar que o combate preventivo à criminalidade também foi priorizado, com grande destaque ao desenvolvimento do PROERD, tendo o CRPO FO obtido índices excelentes, reconhecidos pelo Comando da Brigada Militar, demonstrando a preocupação com o público jovem.

Não poderia deixar de mencionarque no ano de 2018, o CRPO Fronteira Oeste completou 20 anos de fundação. Neste momento marcante, o Cel Nilo não mediu esforços para mobilizar todo efetivo da Sede na organização de um grande evento festivo, que pela primeira vez na história do Comando Regional foram realizadas diversas competições entre as OPMs, que enviaram representação em várias modalidades esportivas, fazendo com que a semana de eventos comemorativos ao aniversário do Comando fosse um grande sucesso.Foram realizadas diversas competições (torneio de tiro, vôlei, motociclismo e cross country, além de uma tarde de beleza para as policiais femininas). As atividades proporcionaram integração e troca de experiências entre todo o efetivo, que culminou com uma formatura, em que cada unidade destacou um Militar e um integrante da comunidade, a fim de ser homenageado.

As qualidades individuais aqui referenciadas demonstram a preocupação do Comandante com a região e com seus subordinados. O planejamento, a primazia na gestão de recursos, a camaradagem, o espírito de cooperação, o respeito e a disciplina foram características marcantes no Comando do Coronel NILO, que deixará somente boas lembranças na região.

Destaco também que o CelNILO nunca demonstrou cansaço ou falta de motivação, estando sempre pronto para atender as ordens do Comando da Brigada Militar, ultrapassando muitas vezes seus horários de trabalho, deixando as horas de convívio familiar para bem atender e enaltecer o nome da Brigada Militar.

Relembro, ao ensejo, que diversas ocorrências tiveram desfecho positivo, com a prisão de criminosos e a recuperação de bens subtraídos, além do auxílio e trabalho em conjunto com os demais órgãos de segurança pública nas esferas, federal, estadual e municipal, demonstrando que a integração entre os entes de segurança pública é uma prioridade e uma das ferramentas para o sucesso no combate a criminalidade.

Este trabalho em conjunto, por diversas vezes serve como exemplo para os demais Comandos Regionais da Brigada Militar, ressaltando que a referida integração só é possível se todos os entes envolvidos tenham a consciência de sua importância para a melhoria da qualidade de vida da população.

Por fim, gostaria de deixar um agradecimento pelos relevantes serviços prestados na região, pois sua missãofoi cumprida de maneira exemplar.

CARLOS ALBERTO PRADO DE ANDRADE- Cel QOEM

Subcomandante-geral da Brigada Militar

Fotos : Marcelo Pinto

Texto : Matias Moura

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a