qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Previsão do tempo no RS: Domingo ainda terá chuva, mas tempo começa a ficar firme

O tempo vai melhorar neste domingo (28), depois das chuvas intensas e dos vendavais  que foram registrados no sábado e causaram transtornos no Rio Grande do Sul.

Para a metade sul do Estado, a perspectiva é de aparecimento do sol, ainda que entre nuvens. Na metade norte, incluindo Porto Alegre e a Serra, a nebulosidade predomina e ainda chove, mas em algumas áreas e com acumulados menores. Segundo a previsão da Somar Meteorologia, também deve haver ocorrência de trovoadas.

O aviso de perigo de tempestades, feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, deixaria de valer às 23h59min deste sábado (27). O comunicado alertava para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A mudança nas condições ocorre por causa do afastamento da frente fria que trouxe temporais ao território gaúcho. Em seu lugar, começa a atuar um sistema de alta pressão atmosférica, com uma massa de ar seco, o que favorece a abertura do tempo. Os ventos serão de sul, com sensação de frio, principalmente pela manhã. As menores temperaturas são esperadas na região da Campanha, onde pode ocorrer nevoeiro e vento com rajadas de até 70 km/h.

Segundo o meteorologista Caio Guerra, da Somar, as maiores possibilidades de chuva neste domingo são na divisa com Santa Catarina e na fronteira com a Argentina, mas também a Região Metropolitana e o Litoral Norte estarão suscetíveis. Os volumes devem ficar entre 20 milímetros e 30 milímetros. É bem menos do que o acumulado no sábado, que teve perto de 100 milímetros em municípios na Grande Porto Alegre.

 —  No sábado, a chuva começou bastante intensa no Rio Grande do Sul. Foi uma chuvarada mesmo, por conta de uma frente fria. O que acontece no domingo é a extensão desse fenômeno. A frente avança para os outros Estados do sul, mas ainda tem influência, principalmente na metade norte gaúcha. Pode ter chuva e vento fortes, mas menos intensos. No extremo sul, o dia já amanhece aberto, e a Campanha também tem tempo mais firme  —  afirma Guerra.

No litoral, o domingo será de mar agitado em Rio Grande, com ondas de até 1m70cm. O oceano fica mas mais tranquilo a norte, em Capão da Canoa, onde as vagas não devem passar de 1 metro.

A partir desta segunda, o sol já predomina em todo o Estado, graças ao afastamento da frente fria. Pode ocorrer nevoeiro em Porto Alegre, na Serra e Norte, ao amanhecer. A tendência para a semana é de sol, com temperaturas baixas pela manhã _ na terça-feira, segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a mínima no Estado ficará em 8ºC _ e aquecimento ao longo do dia, alcançando marcas próximas dos 25ºC.

Fonte Gaúchazh

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025