Um mês foi o que o Chefe do Executivo determinou para que seja reestabelecido o serviço de qualidade nas ruas de Livramento
A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento notificou aos representantes das empresas de transporte coletivo do Município que regularizem o serviço nos próximos 30 dias. A informação foi confirmada em uma reunião convocada pelo prefeito Ico Charopen (PDT), nesta semana, no Palácio Moysés Vianna.
Participaram do encontro os secretários de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, e de Obras e Serviços Urbanos, Ricardo Dutra. Na oportunidade, foram solicitadas melhorias na frota e melhores condições para os passageiros. A reunião se deu momentos após o anúncio do fim da paralisação dos servidores da empresa Vaucher, que pela quarta vez foi notificada pelo Poder Público, por causa das condições precárias da frota e atrasos de pagamentos dos trabalhadores. A empresa tem 30 dias para apresentar respostas e atender aos pontos deficitários apontados pelo Executivo.
Na terça-feira (23), os santanenses que utilizam as linhas da empresa Vaucher foram pegos de surpresa com a paralisação da circulação de grande parte dos ônibus. Em frente à garagem da empresa, os funcionários pediram desculpas à população. Caroline De Los Santos é cobradora e disse que era a única forma de chamar a atenção para a situação vivida pelos funcionários. “Dia cinco recebemos apenas 50% da folha salarial. Pedimos que a população se coloque em nosso lugar. Não pagamos meia conta de luz, pagamos inteira e os boletos estão se acumulando, ninguém trabalha de graça”, reivindicou.
Os funcionários chegaram às 5 horas da manhã e aguardaram até ao meio dia pelo pagamento dos valores. A Vaucher se manifestou através do seu procurador. Ele afirmou que a empresa teve uma operação em Uruguaiana que não deu certo e houve bloqueio judicial nas suas contas e por isso estava com o atraso no pagamento dos salários dos funcionários.
Além dos problemas enfrentados pelos funcionários, o tema transporte coletivo em Sant’Ana do Livramento já é recorrente, as condições das linhas e dos veículos, segundo os usuários, estão precárias, contando na maioria das vezes com ônibus ultrapassados. Nas últimas eleições, em 2016, a licitação do serviço público esteve na pauta de todos os candidatos à Chefia do Executivo santanense, inclusive do atual prefeito, Ico Charopen. Aliás, a equipe do pedetista confirmou em entrevista recente que a licitação tramita na Secretaria de Planejamento e até o fim do ano deve ser publicada pela Prefeitura.
