qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

No Dia Internacional da Educação, falta de investimentos ainda é tema de debate

Diretora da Escola Professor Chaves comenta sobre a situação da educação

Em 2000, em Dakar, no Senegal, houve o Fórum Mundial de Educação, ocasião em que os países participantes se comprometeram em levar educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Então, a data de 28 de abril foi escolhida para enfatizar a importância da educação seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos. O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente, porém, o Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação.
Para homenagear o fato,a reportagem do Jornal a Plateia entrevistou Guanair dos Santos Diogo, diretora da Escola Estadual Professor Chaves, que define sua escolha de profissão: “Me tornei educadora, pois acredito que a educação é a única forma de transformar mentalidades, acredito que o professor tem um poder oculto para modificar a vida do aluno”, contou.
Questionada se, em sua opinião, para o governo a educação é prioridade, Guanair explica que os governos passam, porém os profissionais de educação são permanentes:“Nós temos que acreditar em nosso potencial e fazer o máximo para melhorar a formação dos jovens em nível nacional. O apoio da família é fundamental, temos que trabalhar de forma unida, mas na prática não é bem assim”. E continuou: “Creio que a nova geração de alunos é totalmente diferente das gerações passadas, nossos alunos são muito ‘digitais’ e o método de ensino não acompanhou essa evolução, precisamos parar um pouco de ser “conteúdistas” e valorizarmos mais o aluno”, disse a educadora quando perguntada sobre o que ela mudaria na forma de ensino.
Sobre o atual governo do Estado, Guanair conta que devido ao momento de transição e mesmo descontentes sobre a valorização dos professoresacredita que não deve perder a esperança de dias melhores: “Acredito que o governo em termos de verba é abaixo do ideal, muitas vezes as escolas não têm recursos, os que temos já estão ultrapassados, conteúdo midiático quase nulo, neste caso temos de ser criativos para aguçar a curiosidade do aluno sobre o conteúdo para que fiquem focados em aprender mais sobre determinado assunto”, completou.
Aguardamos dias melhores para a educação, pois é na escola onde as pessoas ganham conhecimento, buscando um futuro melhor para todos. Encerramos essa publicação citando: “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant.

Diretora da Escola Professor Chaves comenta sobre a situação da educação

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025