seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Vacina contra a gripe precisa ser feita antes do inverno para apresentar resultados

Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação é do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde (SES) em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária.

A campanha começou dia 10 de abril para crianças e gestantes, sendo aberta para os demais públicos elegíveis no dia 22. No total, são 3,8 milhões de gaúchos elegíveis para a vacinação, sendo que mais de 270 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano no RS.

Além dos órgãos governamentais, a recomendação é apoiada pela Sociedade Brasileira de Imunizações. O presidente da entidade, Juarez Cunha, explica que a vacina age na pessoa como se fosse a doença natural, só que sem causar o quadro clínico e os sintomas.

“Quando tu tens uma gripe, o teu organismo cria anticorpos para combater o vírus. Após a vacina, o organismo identifica o vírus e também produz esses anticorpos, que permanecerão ativos no sistema imunológico por um período”, explica. “Assim, quando tu tiveres contato com o vírus, já vais ter a proteção produzida”, completa.

Ainda conforme o médico, para essa proteção começar a ser efetiva, leva em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito precisa de um mês.

A enfermeira responsável pela vigilância da influenza no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Letícia Garay Martins, também enfatiza que é importante se vacinar agora, durante a campanha e não depois.

“A vacina tem esse tempo de ao menos duas semanas para gerar anticorpos, que irão nos proteger de doenças”, afirma. “Por isso procuramos fazer a vacinação da população o quanto antes possível. Antes de o inverno começar é quando temos a circulação mais intensa do vírus influenza”, acrescenta.

Por esse motivo, a campanha que ocorre no Brasil começa geralmente em abril, que é quando os laboratórios produtores da vacina conseguem começar a entregar as doses atualizadas com os vírus que mais circularam na temporada anterior.

Grupos prioritários na vacinação contra a gripe:

– Crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos)

– Gestantes

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

– Trabalhadores da área da saúde

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/04/2019 - Início da campanha da vacinação em povos indígenas na aldeia Van-Kã, dos Caigangue, no bairro Lami. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Povos indígenas estão entre os grupos prioritários para receberem vacina contra a gripe – Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

– Povos indígenas

– Pessoas acima dos 60 anos

– Professores

– Sistema prisional (funcionários e apenados)

– Forças de segurança e salvamento

– Pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias)

Becas de alojamientos para estudiantes de Rivera

Las mismas están dirigidas a jóvenes familiares de socios del Círculo Policial de Rivera La Comisión Directiva del Círculo Policial de Rivera informa a todos los socios de la institución tanto en actividad, como en retiro y pensionistas, que para el presente año 2025, a consecuencia de los 2 cargos que se desempeñan en la Federación de Círculos Policiales del

Colapsó el depósito de vehículos municipal en Rivera

Tras diversas infracciones registradas éste pasado fin de semana En las últimas horas según lo informó el Inspector General Carlos Migorena de la Intendencia Departamental de Rivera a A Plateia en español, éste pasado fin de semana se registraron diversos operativos de control en diferentes puntos de la ciudad de Rivera por parte de funcionarios de la Inspección General con

MUDANÇA E INOVAÇÃO

Credencial de Idoso e PCD agora podem ser realizados pelo app CNH digital