Evento acontece de 23 a 27 de abril. Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai) recebem atividades
A parceria iniciada em 2018 deu tão certo que, a partir do dia 23, Santana do Livramento sedia os primeiros dias do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que, em 2019, chega à décima primeira edição. As atividades acontecem nos dias 23 e 24 de abril, com sessões especiais acontecendo no Sesc, em Livramento, e na Casa de Cultura, em Rivera. As atividades são gratuitas.
Tudo começa na terça-feira (23), com entrevista coletiva com o diretor artístico do festival, Zeca Brito, e autoridades de Santana do Livramento. O evento acontece a partir das 10h, no Salão Nobre da Prefeitura de Santana do Livramento. À tarde, a partir das 15h, acontece no Sesc a primeira sessão da chamada “Mostra Escola”, com a exibição do filme “Guigo Offline”, do diretor René Guerra. Em seguida, acontece a primeira sessão da Mostra Internacional de Curtas-Metragens, também no Sesc. À noite o Festival cruza a fronteira e homenageia a atriz Araci Esteves, com exibição especial do clássico “Anahy de Las Misiones”, do diretor gaúcho Sérgio Silva, a partir das 20h, na Casa de Cultura de Rivera.
No dia 24, a partir das 15h, no Sesc, a “Mostra Escola” exibe o filme “O Sonho de Rui”, do diretor Cavi Borges. Em seguida, a partir das 16h30min, acontece a segunda sessão da Mostra Internacional de Curtas-Metragens. As atividades na Fronteira da Paz encerram a partir das 20h, na Casa de Cultura de Rivera, com o encerramento da mostra competitiva de filmes curtos.
O festival prossegue de 25 a 27 de abril em Bagé. Além das mostras competitivas, o festival traz oficinas, debates e shows musicais. Esta edição apresenta um recorte temático intitulado “O Renascer do Patrimônio”. A realização é da Associação Pró-Santa Thereza e Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com financiamento do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A produção é da Anti Filmes, com apoio institucional da Urcamp, Unipampa e Udelar. O jornalista Roger Lerina assina a curadoria de longas-metragens. O evento tem direção artística de Zeca Brito e produção de Frederico Ruas e Maristela Ribeiro. Mais informações no site: fb.com/festivaldafronteira.