sex, 17 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Gre-Nal 419: o que dizem os números para a primeira final do Gauchão

Não importa para o que seja, Gre-Nal sempre será um jogo disputadíssimo. Se vale título, então, essa dificuldade aumenta mais ainda. E não importa se um time chega melhor do que o outro, pois a tradição do duelo equilibrará sempre as forças. O Gre-Nal 419 será um dos mais equilibrados dos últimos anos.

E o que dizem as estatísticas sobre os dois times? Quais números realmente importam nesta hora e que podem traçar a realidade das equipes para as finais do Gauchão? Além disso, quais jogadores têm se destacado na temporada e se tornaram influentes ofensivamente para ambas as equipes?

Basicamente, Grêmio e Inter constroem a mesma quantidade de chances de gol por partida: seis cada, na média. A diferença é o aproveitamento dessas chances. Enquanto o Tricolor converte em gols 40% delas, o Colorado faz pouco mais da metade: 22%. Ou seja, o volume ofensivo de ambos é parecido, mas o Grêmio é mais eficiente.

Pegando o valor esperado de gol (xG), o Grêmio mostra que consegue fazer na média mais gols (2,2) do que é esperado (1,5), enquanto o Inter tem o mesmo valor esperado (1,5), mas só marca 1,4 gol por jogo na média.

Outro valor interessante é a média de contra-ataques que terminam em finalização das duas equipes. Pelo modelo de jogo do Inter, podemos pensar que o contra-ataque colorado é mais forte. Mas, na verdade, são muito parecidos: ambas equipes geram em média dois contra-ataques com finalizações por partida.

Já defensivamente, o Inter termina sendo mais eficiente nos desarmes e disputas aéreas, mas, no índice que mede intensidade defensiva, o Grêmio é mais prolífico. E consegue também fazer mais interceptações do que o Inter por partida. Resumindo: tudo muito parelho.

Dizer que um Gre-Nal será equilibrado não é novidade. E o 419 o será mais do que outros, pois ambas equipes estão muito parelhas em seus fundamentos. Cada uma com seu modelo de jogo, suas características e pontos fracos e fortes. Os duelos Nico/Guerrero contra Geromel/Kannemann e Everton/Jean Pyerre contra Cuesta/Moledo prometem ser muito interessantes.

E não será surpresa se jogadores como Marinho, Thaciano, Sobis ou Pottker aparecerem como figuras decisivas em mais um clássico do futebol gaúcho.

Fonte: Gaúchazh

Foto: Félix Zucco/Agência RBS

Notícias do dia por Germano Rigotto

Resumo de sexta-feira – 17/01/2025 Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais Valor Econômico – Aumento de juros e dólar leva analistas a cortar o preço-alvo de ações O GLOBO – Futuro imposto único sobre consumo deverá ser de 28% FOLHA DE S.PAULO – Policial militar suspeito de matar delator do PCC E MAIS 14 agentes são presos O ESTADO

Hombre de 48 años pierde la vida en accidente de tránsito en Rivera

Un nuevo accidente de tránsito con características fatales se registró en horas de la madrugada de este viernes 17 de enero en la ciudad de Rivera. “Se constata masculino sin signos vitales en automovil. Se constatalesión a nivel de cuero cabelludo”, fue el dictamen médico, para quien en vida fuera un hombre de 48 años de edad, quien en horas