dom, 13 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Vereador Aquiles propõe criação do “Dia D” e conscientização nas escolas contra mosquito

A Câmara de Vereadores aprovou na manhã desta segunda-feira, 8, um ante-projeto de lei que propõe a criação de uma política de ações específicas para a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zikavírus e chikungunya na educação municipal de Livramento. O anteprojeto, de autoria do vereador Aquiles Pires, busca a conscientização de professores e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental quanto a aspectos como a necessidade do combate aos focos de acumulo de água durante o ano todo, visando torna-los multiplicadores e orientadores do assunto em suas casas e nas comunidades das quais fazem parte.

A proposta de Aquiles Pires é que o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação elabore uma programação, com o apoio da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, para a implantação dos procedimentos necessários para o cumprimento do projeto. “Considerando que muitas pessoas proíbem que os agentes de combate a endemias atuem no interior de suas propriedades ou residências, esta proposta contribui para que as crianças possam ser multiplicadoras deste assunto em seus lares e em suas comunidades”, justifica o Vereador.

Na ideia dele é que o tema passe a fazer parte das atividades extracurriculares das escolas em caráter permanente, na forma de realização de campanhas educativas e palestras informativas que abordem aspectos como os procedimentos de prevenção e combate ao mosquito, os riscos das doenças causadas por ele e ainda a necessidade do combate ao acumulo de água nos pátios, jardins ou mesmo lugares ermos como galpões e depósitos, entre outros. “Como legisladores, é nosso dever buscar e propor formas de combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya”, reforça Aquiles Pires.

Ele ainda propõe que a própria política de combate ao mosquito nas escolas municipais preveja uma data para a instituição do “Dia D” de prevenção e combate ao mosquito na educação municipal, com o objetivo de envolver o máximo possível de educadores e estudantes em uma grande mobilização municipal de conscientização. A aprovação unânime dos vereadores do anteprojeto de lei de autoria do vereador Aquiles Pires indica o acerto dessa iniciativa. Agora, a matéria seguirá para o Executivo Municipal, que deverá adotar os procedimentos para elaboração do respectivo Projeto de Lei a ser aprovado para a implantação da proposta.

Nota oficial – Ministros do STF cobram governo Lula para retirar assinaturas da base aliada do requerimento de urgência do PL da Anistia

“O que estamos presenciando é um atentado aberto contra a independência do Poder Legislativo. É inadmissível que ministros do Supremo Tribunal Federal estejam pressionando o governo para que interfira diretamente na atuação de deputados e senadores que apenas estão exercendo seu legítimo direito de legislar. A tentativa de retirar assinaturas de um projeto de anistia, que tem amplo apoio popular