sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Impasse financeiro não impede Samu de funcionar em Sant’Ana do Livramento

Serviço do SAMU segue mesmo com impasse, segundo garantiu a direção administrativa da Santa Casa

Mesmo com o Estado do RS devendo recursos para a continuidade do serviço, administrador da Santa Casa garante: “a população pode ficar tranquila, o serviço será mantido”

Apesar do impasse, a direção do Hospital Santa Casa de Livramento garantiu o atendimento do SAMU. O não atendimento por parte das ambulâncias do SAMU era um dos principais receios da população santanense, já que surgiram informações na semana, dando conta de que o atendimento seria paralisado.
Ainda durante a semana, buscando esclarecer todas as dúvidas da população santanense, o Diretor Administrativo da Santa Casa de Livramento, Wainer Machado, concedeu entrevista à Rádio RCC para falar sobre este assunto. Segundo o dirigente, a Santa Casa busca um contrato viável para que não haja problemas financeiros como aconteceram em outros anos.
“O que nós estamos buscando de fato é um contrato que seja viável para a Santa Casa e que ela não tenha mais um prejuízo. Então como o SAMU teve um prazo, nós demos um prazo ao executivo para que se manifestasse em relação aos valores que solicitamos, minimamente, com respeito à correção dos valores em questão dos últimos quatro, cinco anos, para que pudéssemos cobrir a despesa com os funcionários, com a manutenção, com os custos que os funcionários necessitam fazer, nós buscamos um valor que pudesse cobrir esse custo. Em alguns itens tivemos uma resposta positiva, mas não tivemos aumento de valores na medida que precisamos“, ressaltou o diretor.
Apesar do impasse, o administrador Wainer Machado obteve sinal verde da prefeitura nesta semana, na busca por novos meios de garantir as verbas que possam pagar todo o serviço do SAMU na Santa Casa.
“O Serviço da SAMU irá permanecer. Isso é uma questão que levamos ao executivo e aos demais contatos, buscando mostrar a realidade hoje da Santa Casa e subsidiar o prefeito para que ele busque outras fontes, seja do Estado ou da União, visando equiparar estes contratos que não são corrigidos desde 2014, têm alguns que não são corrigidos desde 2010, 2011. São valores que estão muito aquém daquilo que se necessita para apresentar este serviço. Então o que estamos buscando, de fato, é mostrar a nossa preocupação, sob pena de não poder prestar este serviço. Conversei ontem com o Prefeito, buscando um valor para se negociar, obtendo uma resposta positiva. A prefeitura precisa buscar outros meios para complementar o valor que ela já passa e muitas vezes ela acaba bancando o que o estado não paga, sendo ressarcida depois, porque hoje nós temos uma pendência com o governo do Estado, um crédito de quase 100 mil reais, referente aos nove meses de SAMU que nos devem, são quase 97 mil reais.”

Nos próximos dias ocorrerão novas conversas entre a direção e a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. Novos meios de auxiliar o hospital foram sugeridos por Wainer Machado, não só pelo lado financeiro, como a manutenção das ambulâncias, principal meio de auxílio aos doentes da cidade, fato que será analisado. Novidades quanto a esta questão deverão surgir na próxima semana.

Serviço do SAMU segue mesmo com impasse, segundo garantiu a direção administrativa da Santa Casa

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia

A liberdade de imprensa é mais do que um direito fundamental, é um alicerce indispensável para o funcionamento de qualquer sociedade democrática. Em sua essência, é a garantia de que jornalistas e meios de comunicação podem atuar sem medo de censura ou repressão, permitindo que a verdade seja revelada e que o poder seja questionado. Em tempos de desinformação e

Rosas de Ouro: pelos sonhos realizados

O projeto social Rosas de Ouro, que atua há 25 anos na assistência a crianças e adolescentes em situação de fragilidade social de Livramento e Rivera, realizou na semana passada a 10ª edição de sua já tradicional “Noite de Princesas”, que dá às meninas que completam 15 anos a tão sonhada festa de debutantes. Entre padrinhos e madrinhas que ajudam