Um dos dogmas da rivalidade Gre-Nal, uma das maiores do Brasil e do Continente, prega que a história de Internacional e Grêmio se funde em vários momentos da trajetória dos clubes, fazendo com que o destino conspire para que o rival esteja presente em momentos históricos do outro e vice versa. Por mais controverso que isso seja, já que a rivalidade polariza cada vez mais as discussões, fatos concretos acabam comprovando a tese da ligação que aumenta a disputa, mas fortalece e engrandece as instituições.
No dia em que os colorados celebram sua data magna – 6 de abril – a inauguração do Estádio José Pinheiro Borba, o Gigante da Beira-Rio, há exatos 50 anos, encontramos em Livramento um documento histórico: a entrega do estádio aos torcedores no jogo Internacional e Benfica, naquele domingo de 1969, quando o clube gaúcho abriu as celebrações de inauguração do novo estádio. A súmula original da partida e único exemplar existente das três que foram preenchidasestá em Livramento no escritório de Contabilidade Makro, do profissional contábil e desportista Gay de Oliveira Savi. O mais relevante, porém, é que o documento oficial deste jogo histórico é guardado por um gremista. Gay de Oliveira Savi é filho de Nery Savi, falecido ano passado, que foi o delegado de três jogos naquela semana de inauguração do estádio Beira Rio.
A convocação
“O pai era delegado da Associação Gaúcha de Árbitros desde os anos 50. Na época eram dois mesários, um representava a Federação Gaúcha e outro a Associação dos Árbitros. Além disso, ele gozava de grande conceito com os árbitros da época que sempre que vinham à Fronteira e eram recepcionados com toda a atenção por ele”. Desta forma o nome de Nery Savi, que já era delegado honorário da Associação de Árbitros, foi o primeiro nome lembrado para atuar no torneio de inauguração do estádio. Ele atuou em três jogos na série de amistosos e, além de Inter e Benfica, também foi o delegado de Grêmio 1X 0 – Seleção da Hungria, e Grêmio 2 X 1 Benfica, que ocorreu na terça-feira, dia 8 de abril de 1969. O torneio ainda teve a participação do Penharol, do Uruguai. “Ele me contava que no confronto entre os brasileiros e portugueses não houve nenhum problema para preenchimento das súmulas, já que todos falavam português. Já no contato com os húngaros sofreu para se fazer entender” conta o filho.
A súmula
Na época, a postura dos delegados diante de partidas oficiais era a elaboração de duas súmulas, a primeira para a CBF, a segunda para a FGF. O delegado santanense, porém, providenciou uma terceira súmula para ter um registro pessoal daquele momento histórico. Outras cópias das súmulas dos jogos não foram preservadas e se perderam, fazendo dos documentos que estão com Gay Savi os únicos existentes sobre os jogos de inauguração do estádio.
Contato com o Inter
Gay conta que na gestão de Fernando Carvalho, a pedido do pai, foi a Porto Alegre buscar um contato com a direção do Internacional na intenção de saber do interesse do clube em contar com os documentos no memorial ou museu do clube. “O então presidente Fernando Carvalho nem me recebeu e, sim, fui atendido pelo vice Artur Dallegrave. Inicialmente ele desconfiou que o documento fosse original e após contatar com a FGF e saber que não existia outra cópia deu a entender que meu pai havia se apossado indevidamente da súmula” completou Gay.
Ciente da importância histórica dos documentos, Gay guarda muito bem as súmulas, especialmente a do jogo Inter e Benfica, que recebeu uma moldura em vidro para manter sua conservação, pois para ele há também o valor afetivo que o remete a trajetória do seu pai que viveu este e outros grandes momentos do futebol gaúcho até os anos 2000 período em que se manteve ativo como delegado da FGF.
DADOS DA SÚMULA
Internacional 2 X 1 Benfica
Data: Seis de abril de 1969
Escalações
Gainete
Laurício
Scala
Sadi
Tovar
Pontes
Wladomiro
Bráulio
Claudiomiro
Dorinho (Santanense)
Gilson Porto
José Henrique
Adolfo
Humberto
Zeca
Cruz
José Augusto
Toni
Praia
Torres
Euzébio
Simões
Gols
Claudimiro
Gilson Porto
Euzébio
Arbitragem
Arbitro: Agomar Martins
Auxiliares: Luiz Zeterman Torres e Silvio Rodrigues
Delegado da Associação de Árbitros
Nery Savi
Delegado da FGF: Alfredo dos Santos
Demais jogos:
Internacional 1 X 2 Seleção da Hungria
Grêmio 1 X 0 Seleção da Hungria
Gol de Helio Pires