qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Governo do Estado autoriza começo das obras de construção de seis pontes em assentamentos

O valor total da obra é R$ 1.912.501,48 e contempla a construção de 11 pontes de concreto armado no interior do município

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, autorizou nesta semana, o início dos serviços de engenharia para a construção de seis pontes de concreto armado em áreas de assentamentos rurais no município de Sant’Ana do Livramento. A partir de agora, a empresa Traçado Construções Ltda. pode começar a deslocar equipamentos e equipes para dar início às obras.
A contratação do serviço foi homologada pelo valor de R$ 1.912.501,48. O cronograma prevê oito meses para a conclusão. Os recursos vêm do governo federal e fazem parte de convênio que prevê 11 pontilhões.
O ato aconteceu na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com a presença do prefeito IcoCharopen, do secretário estadual Covatti Filho e do vereador Itacir Soares, além de representantes da empresa responsável pela obra – Traçado Construções – e da Caixa Federal. “É mais uma importante ação de apoio ao produtor em nossa gestão”, destacou Ico. As novas pontes serão construídas nas regiões do Passo do Otacílio, Cerro dos Munhoz, Capivara, Santo Ângelo e Passo das Pedras.
As obras representam apoio à comercialização dos alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária, onde há produção de leite, fruticultura e hortigranjeiros. Serão beneficiadas em torno de 400 famílias assentadas.
Os projetos dos pontilhões foram cedidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com aprovação do Governo Federal e da Caixa. No estado, foi firmado termo de cooperação com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela contratação e fiscalização das obras.

Matias Moura – [email protected]

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: