qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Fervenza assume presidência da ACIL e reforça compromisso com o desenvolvimento

Jairo Zamberlan e Roberto Fervenza (Foto: Divulgação)

A Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL realizou na manhã de sexta-feira (5) reunião extraordinária de sua diretoria para o ato formal de posse da gestão que dirigirá a entidade pelos próximos dois anos. Encabeçada pelo empresário Carlos Roberto Beis Fervenza, a nova diretoria foi eleita no último dia 1º, concorrendo em chapa única, o que confirma a tradição da entidade empresarial na construção do consenso interno. A chapa foi eleita com apoio integral dos associados, tendo apenas dois votos em branco.
O ato de posse foi marcado por momentos de grande emoção, principalmente do ex-presidente Jairo Zamberlan, que agora passa a ocupar o cargo de Diretor Regional da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul – FEDERASUL. Ele agradeceu o que definiu como “grande oportunidade de aprender, na convivência com muitas pessoas que sempre se dispuseram a estar juntos e orientar nos momentos de decisão”. O empresário ainda nominou autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, veículos de comunicação de Livramento e Rivera e também citou várias pessoas que o apoiaram ao longo da jornada, citando especialmente sua família.
O novo presidente, Carlos Roberto Fervenza, agradeceu a confiança, lembrando que já havia decidido encerrar as atividades como dirigente setorial. Recordou vários projetos pelos quais já lutou na condição de integrante das entidades empresariais e citou exemplo de outros municípios, onde a união das autoridades, empresários e lideranças setoriais garante um bom ritmo de desenvolvimento. “É o que precisamos fazer, todos juntos. A ACIL é uma entidade representativa e compromissada com a classe empresarial, com os empresários, mas que entende a importância de um contexto fortalecido, com consciência de união, para a promoção do desenvolvimento”, disse.

Jairo Zamberlan e Roberto Fervenza (Foto: Divulgação)

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: