No caminho de 2020
Tanto por acreditar no trabalho feito pela vice-prefeita Mari Machado quanto por identificar afinidade em seus ideais com o propósito socialista, depois de muito pensar o ex-vereador Gilbert Gisler decidiu aceitar o convite e filiou-se ao PSB esta semana. Reforça o time socialista na disputa por vagas na Câmara – e talvez no Executivo – ano que vem.
Reforço na causa autista
O destaque alcançado pelo trabalho do vereador santanense Carlos Nilo em defesa da inclusão e dos direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista – TEA rendeu a ele o convite para assumir a coordenação Regional Sul da Associação de Defesa dos Autistas do Brasil, ligada ao Movimento Orgulho Autista do Brasil – MOAB. Ele recebeu o convite em Brasília, onde participou, junto com o presidente da Câmara, Galo Del Fabro, e com o vereador Aquiles Pires, das atividades do Dia Mundial do Autismo. Eles aproveitaram para conversar com o jovem Bernardo Mendina, considerado o símbolo do MOAB, e com a mãe dele Luciana Mendina (foto). Ela tem dois livros publicados sobre autismo e manifestou interesse em palestrar, junto com Bernardo, da edição do ano que vem do seminário “Todo Autista é Único”, que Nilo promove anualmente em Livramento e em várias outras cidades gaúchas.
Prestígio
O deputado estadual Frederico Antunes, que recebeu na noite de quinta-feira o título de Cidadão Honorário de São Gabriel, lamentou não ter conseguido participar, na manhã de ontem, da posse da nova diretoria da ACIL, em Livramento. Já avisou que pretende vir à cidade nos próximos dias para visitar o presidente eleito, Roberto Fervenza. Frederico foi um dos parceiros a quem o ex-presidente Jairo Zamberlan agradeceu especialmente, em sua despedida do cargo.
Adesão
Finalmente está confirmada para esta próxima semana – provavelmente na terça, 9, a entrada formal do PTB na Administração Municipal. Alencastro Feippe, Renato Ucha e Jorge Onze, entre outros, devem assumir cargos indicados pelo partido.
Castigo
O procurador geral do Município, Ramzi Zeidan, foi proibido de retirar processos “em carga” da 2ª Vara Civil local por ter descumprido determinação para devolver processos que havia retirado. Foi necessário Mandado de Busca e Apreensão para recuperar os documentos. A Justiça comunicou à OAB e ainda determinou que o Prefeito instaure “procedimento disciplinar”.
Pode ser mais curta do que se esperava a passagem do contador aposentado e trabalhista de raiz Zilazio Vaqueiro pela presidência do Departamento de Água e Esgotos – DAE. Diretor de Planejamento da autarquia municipal desde o início da atual gestão, Zilazio foi guindado ao cargo de presidente em razão da saída do engenheiro Gorge Bannura. É muito forte, porém, a possibilidade da nomeação do atual secretário geral de Governo, Enrique Civeira, para o cargo, com a volta de Zilazio para o setor de Planejamento.
Pode ser mais curta do que se esperava a passagem do contador aposentado e trabalhista de raiz Zilazio Vaqueiro pela presidência do Departamento de Água e Esgotos – DAE. Diretor de Planejamento da autarquia municipal desde o início da atual gestão, Zilazio foi guindado ao cargo de presidente em razão da saída do engenheiro Gorge Bannura. É muito forte, porém, a possibilidade da nomeação do atual secretário geral de Governo, Enrique Civeira, para o cargo, com a volta de Zilazio para o setor de Planejamento.
A reaproximação do prefeito Ico Charopen e da vice, Mari Machado, pode ser uma das principais motivações da eventual mudança de Civeira da coordenação geral das atividades politico-administrativas do Município para a Presidência do DAE. São conhecidas as diferenças de visão política entre ele e Mari. A assunção dele ao cargo de Secretário Geral de Governo, inclusive, coincidiu com o afastamento da Vice de todas as funções que exercia no Governo – quase que até mesmo a substituição eventual do Prefeito. Agora, suspeita-se que a situação se inverta, o que explicaria parte das mudanças administrativas.
Esperança nos números do censo
O escritório do IBGE em Livramento já está convidando órgãos e entidades locais a indicarem representantes para a formação da Comissão Municipal do Censo Demográfico, grupo que faz o acompanhamento e controle do levantamento feito pelo Instituto no município. Com isso, a equipe local do IBGE está se antecipando, cumprindo o que estabelece o calendário do censo nacional, mas na verdade não tem certeza de que o Governo Federal vai liberar os recursos necessários para custear o trabalho, que deve ser feito em todo país a cada 10 anos. A grande expectativa das autoridades municipais é de que o censo demonstre oficialmente que a população santanense é maior do que os pouco mais de 77 mil habitantes anunciados como estimativa populacional pelo próprio IBGE.
Repasse acordado
A dificuldade na realização do censo tem uma consequência imediata bem mais grave para a comunidade do que a simples incerteza quanto a seu número de habitantes. Como o total demográfico é definido por estimativa, obedecendo uma série de critérios que formam uma “tendência”, nem sempre o número apontado pelo IBGE é bem aceito pela comunidade, principalmente devido às implicações inerentes. No caso de Livramento, por exemplo, a estimativa apontou uma população de pouco mais de 77 mil, o que levará à reduções na composição da Câmara de Vereadores e também no total de repasses do FPM. Foi preciso um acordo entre a Confederação Nacional dos Municípios e o Governo Federal para evitar que a adequação dos percentuais aos número demográficos estimados fosse feita já agora, antes do censo nacional. Pelo acordo, ficam mantidos os mesmos percentuais a que cada município tem direito.
Linha revitalizada
Por enquanto, os trabalhos da Intendência de Rivera e da Prefeitura para a urbanização da linha divisória vão se concentrar no entorno do Parque da Hidráulica. Paralelamente, porém, já está sendo discutido que tipo de intervenção será feita na área do Cerro do Caqueiro – que deverá ganhar avenidas, espaços para prática de esportes, gastronomia entre outras melhorias.
A Prefeitura também já está estudando um projeto para revitalização do “camelódromo”. Por determinação judicial, o espaço precisa ganhar uma nova estrutura e ocupação “mais justa” para toda a sociedade.