Para comemorar seus 30 anos em prol das pessoas com deficiência, a Assandef organizou um jantar no Solar Dom Pedro na noite de sexta-feira, dia 05 de abril.
No dia 10 de abril de 1989, através de um grupo de sócios fundadores, surge a Associação Santanense do Deficiente Físico, mais conhecida por ASSANDEF. A Associação, que possui personalidade jurídica, tem como objetivo principal dar suporte a santanenses com deficiências, proporcionando-lhes uma maior integração social.Atualmente, a Assandef conta com grupo de basquete sobre rodas denominado Gladiadores e um grupo de dança, o Giro Livre que tem apoio da Lampert Academia de Danças. Ambos os grupos vem executando um ótimo trabalho na ajuda da sua integração com a sociedade.
Atualmente, a Assandef é dirigida pela presidente Sílvia Michele Dias,com dois anos de posse e reeleita no dia 02de abril. A associação possui seis funcionários, entre eles uma administradora e uma secretária em turno integral, um motorista, um auxiliar de serviços gerais com meia carga horária e dois voluntários. Um quadro de funcionários pequeno, levando em consideração o atendimento diário de aproximadamente 100 pessoas com deficiência,sendo grande parte dessas pessoas de renda baixa, pois não possuem proventospara um tratamento adequado à sua necessidade. Para analisar as questões sociais, a Assendef possui uma Assistente social que comparece na associação uma vez por semana.
Através de campanhas, projetos e acordos, a associação conquistou através de um projeto uma psicóloga até fevereiro de 2020, assim como vários itens essenciais para a execução de fisioterapia. A Assandefconta com o trabalho de três fisioterapeutas cedidos pela prefeitura santanense que atendem a uma demanda específica.
Em entrevista ao Jornal A Plateia, Sílvia explicou a importância do envolvimento da sociedade santanense com a Associação e a necessidade urgente de um veículo adaptado para o traslado das pessoas deficientes para as sessões de fisioterapia. Hoje, a associação possui uma Kombi para fazer esse serviço, além de não ser um veículo adequado para transportar as pessoas nessas condições,ela fazapenas uma viagem por dia até o local, fazendo com que as pessoas tenham que esperar que todos façam suas sessões para retornar à casa.
Apesar de contar, atualmente, com cerca de 100 sócios contribuintes, a Assandef possui uma delicada situação financeira, o que dificulta a contratação de novos funcionários e equipamentos essenciais para o funcionamento da associação. Sem o repasse da verba municipal à associação, ela conta atualmente com a generosidade de doações feita por alguns empresários da cidade, que são carinhosamente chamados de “padrinhos e madrinhas”, assim como a realização de eventos solidários, como almoços e jantares direcionados para toda a comunidade santanense.
Para mais informações sobre o trabalho da associação, como fazer doações, compra de ingressos antecipados, grupos esportivos e culturais:
Telefone: (55) 32421712
E-mail: [email protected]
Site: http://www.assandef.com.br