dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Agricultura autoriza início de obras de seis pontes em assentamentos em Livramento

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, autorizou nesta segunda-feira (1º) o início dos serviços de engenharia para a construção de seis pontes de concreto armado em áreas de assentamentos rurais no município de Santana do Livramento. A partir de agora, a empresa Traçado Construções Ltda. pode começar a deslocar equipamentos e equipes para dar início às obras.

A contratação do serviço foi homologada pelo valor de R$ 1.912.501,48. O cronograma prevê oito meses para a conclusão. Os recursos vêm do governo federal e fazem parte de convênio que prevê 11 pontilhões. “Vamos executar estas seis pontes agora e, em seguida, começaremos a trabalhar para a liberação das outras cinco”, disse Covatti Filho.

Benefício para 400 famílias

Pontilhões Livramento
Cronograma prevê oito meses para a conclusão dos pontilhões – Foto: Divulgação / Seapdr

As obras representam apoio à comercialização dos alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária, onde há produção de leite, fruticultura e hortigranjeiros. Serão beneficiadas em torno de 400 famílias assentadas.

Os projetos dos pontilhões foram cedidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com aprovação do governo federal e da Caixa. No estado, foi firmado termo de cooperação com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela contratação e fiscalização das obras.

Participaram do ato no gabinete da Seapdr o prefeito de Santana do Livramento, Solimar Charopen Gonçalves, o vereador Luiz Itacir Soares, diretores da Seapdr, representantes da Caixa e da empresa Traçado.

Postado por Matias Moura

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os