qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Procurador da República quer documentos sobre nova administração na Santa Casa

Ico deve entregar a documentação em 15 dias (Foto: Marcelo Pinto)

Rodrigo Sales Graeff solicitou informações ao prefeito Ico Charopen (PDT), que é o interventor da instituição hospitalar

Em um despacho feito pelo procurador da República Rodrigo Sales Graeff, ele determinou a instauração de Notícia de Fato, vinculada à 5ª Câmara de Coordenação visando apurar eventuais irregularidades na contratação de empresa terceirizada para administrar a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. O documento não faz referência ao nome da empresa.
A origem do documento é de uma denúncia registrada na 12ª Delegacia Regional de Sant’Ana do Livramento, a qual o procurador recebeu a informação de que o prefeito Ico Charopen (PDT) irá contratar a empresa privada para assumir a administração do Hospital.
Como diligências iniciais, o procurador determinou a expedição de ofício à Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, requisitando que, no prazo de 15 (quinze) dias, preste esclarecimentos e encaminhe alguns documentos, entre eles a cópia do processo licitatório para a contratação de empresa especializada em administração hospitalar para assumir a administração da Santa Casa ou cópia do processo de dispensa e/ou inexigibilidade de licitação nos termos do art. 24 e 25 da Lei 8.666/93; informações gerais sobre a empresa a ser contratada, mediante encaminhamento do contrato social da empresa; histórico da empresa escolhida e a comprovação de expertise no ramo de gestão hospitalar, indicando os hospitais que estão sob sua gerência; minuta do contrato firmado ou a ser firmado entre a Prefeitura e a empresa; plano de trabalho da empresa, com indicação dos resultados esperados, prazos e plano de investimentos; independentemente da terceirização ser confirmada, encaminhe-se discriminação detalhada das medidas adotadas pela prefeitura desde a intervenção para a recuperação financeira da Santa Casa, bem como apresentação de um planejamento futuro de equilíbrio econômico; frente à amplamente noticiada situação pré-falimentar da Santa Casa que a deixa à beira de um fechamento, apresentando assim iminente perigo público, que medidas foram tomadas por esta prefeitura para o reestabelecimento da situação financeira da Santa Casa.

Ico deve entregar a documentação em 15 dias (Foto: Marcelo Pinto)
Procurador Rodrigo Graeff, do Ministério Público Federal de Sant’Ana do Livramento emitiu o despacho
(Foto: Elis Regina/AP)

Resumo de quinta-feira – 17/04/2025

  Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças O GLOBO – Próximo governo não terá recursos para cumprir pisos de Saúde e Educação O ESTADO DE S. PAULO – Brasil fica em último lugar em competividade industrial FOLHA DE S. PAULO – Superávit de R$ 4

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair Soares conversaram sobre