O anúncio foi feito, nesta semana, pela Secretaria de Obras e Habitação do estado. Além de Livramento, outros seis municípios da região serão beneficiados
O governo do Estado anunciou nesta semana, através da Secretaria de Obras e Habitação, que beneficiará mais sete municípios gaúchos com a contratação de horas/máquina. A finalidade é o desassoreamento de arroios e a recuperação e manutenção de estradas vicinais. Os serviços somam R$ 1,5 milhão e serão realizados em Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Rosário do Sul, São Borja, Santana do Livramento e Quaraí. Cada município será contemplado com R$ 214 mil.
As cidades foram selecionadas pela Casa Militar levando em consideração a situação de emergência decretada pelas prefeituras devido ao temporal que atingiu as regiões em janeiro e fevereiro do corrente ano. A diretora de desenvolvimento Urbano da Secretaria, Letícia Gomes, detalhou os próximos passos do cronograma. “A partir da confirmação da liberação dos recursos, entramos em contato com os municípios que serão beneficiados, solicitando o envio dos documentos e dos planos de trabalho”, disse, lembrando que, posteriormente, haverá a contratação dos serviços conforme a necessidade e a peculiaridade de cada município.
Depois da etapa de coleta da documentação, será realizada a assinatura do convênio entre o governo do Estado e os municípios. Os serviços serão executados pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda, com a supervisão e fiscalização da prefeitura e da Secretaria de cada município.
Para o secretário de obras de Livramento, Ricardo Dutra, esta é uma ótima notícia, pois este recurso será direcionado para recuperação tanto de vias urbanas quanto rurais, o que acarretará uma melhora significativa da malha viária do município. “A gente fica contente porque é mais um projeto aprovado e a gente precisa desses recursos para fazer a diferença no município. Este serviço seráimplementado nos bairros onde existe o revestimento primário, que são as estradas de chão, onde nós iremos concentrar essas horas de equipamento. O plano de trabalho contempla toda a região da Santa Rosa e vias adjacentes; também o Armour, Povinho e a região do Wilson estão dentro do cronograma de trabalho, por serem bairros que estão mais fragilizados e nós fizemos um serviço apenas emergencial. Com esses equipamentos vamos melhorar este serviço” disse o secretário.
Estradas rurais, como é o caso da estrada de acesso a São Leandro, também estão contempladas dentro do projeto de melhoria das vias. “Essa é uma delas. Ano passado nós conseguimos 300 mil reais em horas/máquina e este ano mais 214 mil. Então, vamos seguir sempre buscando esses recursos para as melhorias do nosso município”.
Matias Moura – [email protected]