Os sete municípios foram selecionados pela Casa Militar a partir da situação de emergência decretada por prefeituras – Foto: Jean Maidana/Secretaria de Obras e Habitação
O governo do Estado, através da Secretaria de Obras e Habitação, beneficiará mais sete municípios gaúchos com a contratação de horas-máquinas. A finalidade é o desassoreamento de arroios e a recuperação e manutenção de estradas vicinais. Os serviços somam R$ 1,5 milhão e serão realizados em Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Rosário do Sul, São Borja, Santana do Livramento e Quaraí. Cada município será contemplado com R$ 214 mil.
As cidades foram selecionadas pela Casa Militar levando em consideração a situação de emergência decretada pelas prefeituras devido ao temporal que atingiu as regiões em janeiro e fevereiro. “O governo do Estado já havia destinado a contratação de horas-máquinas aos municípios mais afetados: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. Agora, estamos avançando para que mais cidades retomem a sua normalidade o mais breve possível”, disse o secretário de Obras e Habitação, José Stédile.
A diretora de desenvolvimento Urbano da Secretaria, Letícia Gomes, detalhou os próximos passos do cronograma. “A partir da confirmação da liberação dos recursos, entramos em contato com os municípios que serão beneficiados, solicitando o envio dos documentos e dos planos de trabalho”, disse, lembrando que, posteriormente, haverá a contratação dos serviços conforme a necessidade e a peculiaridade de cada município.
Depois da etapa de coleta da documentação, será realizada a assinatura do convênio entre o governo do Estado e os municípios. Os serviços serão executados pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda, com a supervisão e fiscalização da prefeitura e da Secretaria.
Os municípios:
– Bagé
– Dom Pedrito
– Itaqui
– Rosário do Sul
– São Borja
– Santana do Livramento
– Quaraí
Texto: Jean Maidana/Ascom Secretaria de Obras e Habitação
Edição: Marcelo Flach/Secom