dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Brasil pode perder certificado da eliminação do Sarampo

A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta para o avanço do sarampo no mundo. No Brasil, quase metade dos municípios não cumpriu a meta de vacinação, em 2018. O país corre o risco de perder o certificado de eliminação da doença concedido pela OMS, em 2016.

O Brasil tem motivos para se preocupar com o sarampo. Em 2018, 11 estados enfrentaram um grande surto da doença. Foram mais de 10.300 casos no país. O ano de 2019 mal começou e, segundo reportagem da TV Globo, já se sabe que o vírus continua em circulação. Apesar disso, a procura pela vacina nos postos está bem longe do ideal. Segundo o Ministério da Saúde, quase metade dos municípios brasileiros não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças de 1 a menos de 5 anos de idade.

O que mais preocupa os especialistas é a disseminação de notícias falsas, dizendo que a vacina não é uma boa. Além disso, outra preocupação é com as pessoas que não sabem se já receberam a imunização e para essas, o recado procurar um posto de saúde, não importa a idade.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os