A Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta para o avanço do sarampo no mundo. No Brasil, quase metade dos municípios não cumpriu a meta de vacinação, em 2018. O país corre o risco de perder o certificado de eliminação da doença concedido pela OMS, em 2016.
O Brasil tem motivos para se preocupar com o sarampo. Em 2018, 11 estados enfrentaram um grande surto da doença. Foram mais de 10.300 casos no país. O ano de 2019 mal começou e, segundo reportagem da TV Globo, já se sabe que o vírus continua em circulação. Apesar disso, a procura pela vacina nos postos está bem longe do ideal. Segundo o Ministério da Saúde, quase metade dos municípios brasileiros não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças de 1 a menos de 5 anos de idade.
O que mais preocupa os especialistas é a disseminação de notícias falsas, dizendo que a vacina não é uma boa. Além disso, outra preocupação é com as pessoas que não sabem se já receberam a imunização e para essas, o recado procurar um posto de saúde, não importa a idade.