Mudanças interferiram também em horários da Ouro e Prata
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) divulgou nota no dia 22 de fevereiro anunciando a restrição de trecho na BR 158, mais precisamente na ponte sobre o Rio Conceição, que fica a 60km de Santana do Livramento.
Com a restrição, veículos com peso bruto total acima de 20 toneladas ficaram impedidos de passar sobre a ponte e devem fazero retorno por Bagé e Dom Pedrito. Com estas medidas, caminhões que fazem o transporte de cargas como arroz e soja, por exemplo, sofrerão com o reajuste do frete, mas estas não são as únicas mudanças e consequências provocadas com a restrição de segurança impostapelo DNIT.
Quatro horários de ônibus da Viação Ouro e Prata foram afetados, isto porque os veículos de dois andares, leito e semileito pesam uma média de 25 a 26 toneladas. Conforme o gerente da Unidade em Livramento, Alex Dickmann, para segurança dos próprios passageiros, as viagens dos horários de 12h30min e 22h com saída de Livramento para Porto Alegre e os horários de 12h30min e 23h30 com saída de Porto Alegre para Livramento estão fazendo o retorno por Bagé e Dom Pedrito, mas sem entrar nas cidades. O trajeto sofreu um acréscimo de quase 50 minutos e, portanto, a parada para lanche ficou reduzida para 15 minutos. Os valores das passagens não sofreram alteração e mesmo com o retorno, a Viação manteve os ônibus para conforto dos passageiros.
Em contato com o DNIT Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o Núcleo de Comunicação Social respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem, confira:
“Em resposta o DNIT/RS, por meio da Unidade Local de Livramento informa o que segue sobre a ponte localizada na BR-158, km 506 (Ponte da Conceição)”:
Qual a previsão para reparo da ponte?
A solução definitiva para o problema está na restauração e recuperação total da ponte, que está em processo licitatório, através do Processo 50610.001112/2018-13. Uma solução provisória está sendo preparada, que é o escoramento do primeiro vão da ponte. O projeto para execução do escoramento já está sendo montado. Uma previsão otimista, se nenhum imprevisto ocorrer, é a liberação da ponte, para todos os veículos, até o final do presente semestre.
Há previsão de alguma sinalização de alerta mais clara sobre as condições da pista?
Quanto à sinalização, foi realizado um estudo, e no total existem 25 placas distribuídas em pontos específicos de diversas rodovias para direcionamento e auxílio aos usuários. Existe sinalização, além das placas junto à ponte, por exemplo, no trevo da faxina (BR-158 e BR-293), entroncamento da BR-158 com a BR-290 em Rosário do Sul, entroncamento da BR-290 com a BR-153 em Caçapava do Sul, entroncamento da BR-153 com a BR-293 em Bagé. O Relatório Fotográfico anexo apresenta os registros das placas, para ilustração. Não há previsão de complemento de sinalização.
Quando foi a última vez que a ponte passou por vistoria e reformas em sua estrutura?
A ponte vem passando por vistorias constantes, para monitoramento dos problemas encontrados. Quanto ao último reparo e reforma ocorreu em 2010.
O DNIT possui orçamento para reparo da ponte?
Quanto ao orçamento, tanto para a solução definitiva quanto para a solução provisória, depende de liberação de verba por parte do Governo Federal solicitada pelo DNIT.