dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Inscrições abertas para o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social

AS POLÍTICAS SOCIAIS SÃO PARA PROMOVER A EMANCIPAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO, O BEM COMUM. E TODAS AS POLÍTICAS VOLTADAS PARA A PRTEÇÃO TEM UM NORTE EM COMUM: O DIREITO À VIDA. A DIGNIDADE HUMANA, A INCLUSÃO. E A JUSTIÇA SOCIAL. O ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL, DEPOIS DO VENDAVAL NEOLIBERAL BRASILEIRO, APONTOU NOVAMENTE COM NOVOS PARADÍGMAS . ATÉ MESMO NOS PAÍSES DA EUROPA E AMÉRICA DO NORTE, COM TODOS OS DESDOBRAMENTOS DO NEOLIBERALISMO, CONTINUA COM UM FORTE SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL. 1.

As inscrições para a segunda edição do Programa CapacitaSUAS estão abertas até o dia 29 de março. Coordenado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, por meio do Departamento de Assistência Social, os cursos têm como objetivo garantir oferta de formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial do SUAS, aprimorando a gestão nos estados, Distrito Federal e nos municípios, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social e potencializando novas práticas profissionais.

No Rio Grande do Sul, os cursos ocorrem na Uniasselvi, de maio a setembro de 2019 (conforme calendário abaixo). A aula inaugural será no dia 6 de maio e apresentará aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais um panorama do programa, bem como sua importância para a qualificação na execução da política de assistência social. Serão 2.200 vagas distribuídas em quatro cursos atingindo os 497 municípios. A carga horária prevista para cada curso é de 40 horas presenciais.

“O conhecimento nos leva a aprimorar os serviços para as pessoas que mais precisam. O trabalho da assistência social em todos os municípios do estado é de suma importância para diminuir as desigualdades e promover o bem-estar físico, psicológico e social”, afirmou a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

As inscrições podem ser feitas pelo blog aqui.

Os cursos:

– Atualização sobre especificidade e interfaces da Proteção Social Básica no SUAS – 950 vagas

1ª turma – 6 a 10 de maio

2ª turma – 20 a 24 de maio

3ª turma – 3 a 7 de junho

4ª turma – 9 a 13 de setembro

– Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS – 200 vagas

1ª turma – 6 a 10 de maio

2ª turma – 20 a 24 de maio

3ª turma – 3 a 7 de junho

4ª turma – 24 a 28 de junho

5ª turma – 9 a 13 de setembro

– Atualização sobre a organização e oferta dos serviços da Proteção Social Especial – 250 vagas

1ª turma – 15 a 19 de julho

2ª turma – 12 a 16 de agosto

3ª turma – 26 a 30 de agosto

– Introdução ao exercício do controle social do SUAS – 800 vagas

1ª turma – 24 a 28 de junho

2ª turma – 15 a 19 de julho

3ª turma – 12 a 16 de agosto

4ª turma – 26 a 30 de agosto.

Sobre o programa

O Programa CapacitaSUAS, instituído por meio da Resolução nº 08/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial do SUAS, aprimorando a gestão do SUAS nos estados, Distrito Federal e nos municípios.

Contribui para a consolidação da identidade dos trabalhadores para que os mesmos ofertem serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais cada vez com maior qualidade ao público usuário da política pública de Departamento de Assistência Social.

Postado por Matias Moura

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os