Dado foi abordado em palestra que ampliou a conscientização sobre os cuidados com a saúde renal
Visando ampliar a conscientização e facilitar o acesso à informação sobre o riscos das doenças renais, a Unidade Básica de Saúde do bairro Divisa celebrou o Dia Mundial do Rim nessa quinta-feira (14), com uma palestra ministrada pelo nefrologista João José Freitas.
O evento serviu para, de forma rápida, mostrar a importância de se cuidar dos rins. “Cuidar dos rins é cuidar de tudo, do físico e do emocional. Os rins se comunicam com todos os órgãos do organismo. Eles analisam o sangue, a urina e produzem hormônios, além de mandar mensagens para o cérebro e coração”, afirmou Freitas.
A ação faz parte da campanha “Saúde do rim para todos”, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). “Cuidar dos rins é simples e barato. Basta três coisas: uma consulta e dois exames. Entre os exames que temos que fazer regularmente está o de creatinina, pois quando o rim está doente a creatinina sobe. É um exame fácil de fazer e qualquer médico pode interpretar; o outro exame é o de urina, quando o rim falha, esse exame de urina mostra precocemente”, explicou o médico atentando para um dado importante e que chama a atenção: “um de cada 10 santanenses tem doença renal”.
“Fazendo o diagnóstico nós podemos ter uma série de medidas comportamentais. Se todas as pessoas fizerem uma consulta e dois exames, nós vamos detectar quais dos santanenses têm doença renal. Há pouco tempo não era para todos ter acesso a um nefrologista, hoje, é uma realidade”, complementou Freitas.
O Sistema Único de Saúde presta, gratuitamente, apoio aos pacientes com doenças renais, por meio de atendimentos multiprofissionais, com destaque para psicologia, nutrição e enfermagem a todos os pacientes renais.