sáb, 11 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

1º Congresso Islâmico acontece nesta semana em Livramento

Acontece na próxima sexta-feira (22), o 1º Congresso Islâmico, em Sant’Ana do Livramento. O evento promovido pela Sociedade Árabe e Muçulmana do Município contará com a presença do embaixador da Palestina no Uruguai, líderes religiosos e autoridades do Brasil e do exterior para abordar o tema Islam – Religião da Convivência e da Harmonia.
O congresso começa às 21h, no auditório de eventos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada na rua Barão do Triúnfo, 1048, no centro da cidade. O objetivo do encontro visa à elucidação de um tema bastante atual, tendo em vista a crescente onda de intolerância e discriminação no país e no mundo. “Mesmo com a informação abundante e acessível a todos através da internet e dos próprios meios de comunicação, existe ainda muita desinformação em boa parte da sociedade menos esclarecida, e que tem gerado preocupação devido à crença em pré-conceitos errôneos”, destacam os organizadores.
Um dos destaques do evento é que ele será realizado na Unipampa. Para a organização do evento, o local é adequado para tratar e debater temas de extrema importância como o que será abordado, tendo em vista que o público convidado é formado de acadêmicos, professores da própria instituição e de diversas escolas do Município e de Rivera.
A comunidade árabe e muçulmana está presente no Município há mais de 65 anos, convivendo sempre de forma respeitosa, harmônica e pacífica, tendo sempre contribuído de forma significativa para o desenvolvimento econômico e cultural do município. “Espera-se que esse congresso possa propiciar a abertura de um debate sadio acerca da importância de uma convivência pacífica, e do cuidado que os responsáveis e profissionais da mídia devem ter ao tratar destas questões, evitando a desinformação que alimenta a discriminação e a desconfiança quanto às minorias existentes no seio da sociedade. O Islam é a Religião da Paz e da boa convivência e harmonia entre todos os povos. É uma doutrina que prega o respeito, prezando pela dignidade do ser humano, não havendo distinção alguma entre as pessoas, todos são vistos como iguais aos olhos de Deus. Nós agradecemos à direção e aos renomados professores da Unipampa que nos apoiaram no projeto, sem os quais não teria sido possível a realização do evento”, disseram a organização em uma nota à imprensa.