dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

PROCESSO SELETIVO: Nova lista da educação deverá ser divulgada nesta sexta-feira. Aulas devem iniciar na semana que vem.

Depois de idas e vindas, polêmicas, tentativas de acareação e, no meio do caminho, a abertura de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Vereadores, a finalmente a nova lista deverá ser divulgada a partir das 7h30 da manhã de amanhã (sexta-feira). Essa pelo menos é a informação repassadas pela professora Beatriz Dutra, da secretaria municipal de Educação, e uma das responsáveis pela comissão organizadora do chamado processo seletivo. Ainda assim, já com uma semana de atraso, ainda restam muitas dúvidas entre os candidatos que efetuaram pedidos de revisão e entraram com recursos por discordar dos critérios adotados para avaliar as titulações. Durante toda a semana, os integrantes da comissão do processo seletivo, Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Educação e Controle Interno da Prefeitura Municipal, estiveram reunidos na Sala Cultural revisando uma a uma as pastas onde estão contidos todos os documentos de cada candidato. A medida foi necessária para dirimir dúvidas apontadas que colocaram em xeque a lisura do processo. Alguns candidatos chegaram a efetuar denúncias aos vereadores informando a existência de listas paralelas com nomes de supostos indicados por integrantes do primeiro escalão do governo municipal. Tais denúncias foram o estopim para que os Vereadores entrassem com o pedido de CPI que, aliás foi homologada na semana passada. Ainda no final da manhã desta quinta-feira, o Procurador do município Ramze Zeidan, disse que, caso a lista seja divulgada na sexta-feira logo após a sua homologação, as aulas do ano letivo de 2019 poderão iniciar já entre a terça e a quarta-feira da semana que vem dependendo de educandário para educandário. O certo é que as férias estão prestes a terminar para os estudantes da rede municipal de Educação, é o que estimam boa parte dos envolvidos no processo.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os