qua, 9 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Produtores de Oliveiras tem boa expectativa para a safra de 2019

Segundo a Família Rotondo que iniciou a colheita um pouco antes do período a expectativa é colher 100 toneladas da fruta

Um empreendimento que as poucos foi mudando a paisagem do pampa gaúcha. Assim pode ser definido o Projeto OlivoPampa. Uma propriedade rural localizada na região do Cerro da Cruz onde são cultivadas oliveiras para a produção de um ajeite de extrema qualidade, chamado Ouro de Santana.
O empreendimento pertence à família Rotondo que adotou as terras de Livramento como seu lar. O Peruano Fernando e a esposa paulista Sibele junto com a filha e o genro administram a propriedade que hoje possui hoje 40 hectares de oliveiras plantadas e aptas a produzir.
A perspectiva dos proprietários é de que a safra 2019 tenha uma colheita na casa das 100 toneladas de azeitonas que são capatazes de produzir de 10 a 12 mil litros de ajeite.” Para essa safra o nosso critério de colheita foi fazer uma colheita antecipada onde nós colhemos uma fruta mais verde do que madura para garantir intensidade aromática. A maior parte dessas azeitonas fazem parte de um produto diferenciado que nós trouxemos para o Brasil importando matéria europeia onde se produz o ajeite Novelo, azeite novo e sem filtrar. Onde nós vendemos e entregamos na primeira semana de março e já estamos em plena produção agora” comenta.
Segundo Fernando, com o tipo de produção que a Olivopampa trabalha o rendimento de colheita fica na casa dos 10% a 12%. “Nossa expectativa é de colher 100 toneladas aproximadamente. Nós não buscamos muito rendimento porque estamos mais no caminho da qualidade. Então nós sacrificados um pouco o rendimento para se ter mais qualidade, e justamente a qualidade se dá com este tipo de azeitona mais verde do que madura” explica.
Na propriedade hoje trabalham durante a colheita 20 pessoas, divididas em 5 grupos, muitas delas buscam na safra da oliveira uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Além disso a propriedade tem ajudado os trabalhadores da região a ficar trabalhando no município, pois muitos deles em anos anteriores eram obrigados a irem para a colheita da maçã na serra gaúcha.
Um dos trabalhadores da colheita das oliveiras é o Almir Benati que em anos anteriores trabalhou na colheita da maçã e agora pode optar por ficar trabalhando perto de casa.” Trabalhar aqui está sendo uma experiência boa porque antes o cara tinha que sair daqui para ir para Vacaria colher e na verdade é uma temporada boa lá, embora eles pagam pouco. E aqui nós estamos mais perto da família e de casa” destacou o agricultor.
Segundo a empresária Sibele Rotondo a azeitona produzida na propriedade está com uma qualidade muito boa e o azeite que está sendo extraído também. “A coisa mais importante para a qualidade do azeite é a qualidade da fruta e a fruta sendo extraída dessa maneira o azeite vai ser excelente. A gente está com uma expectativa muito boa para essa safra “

Cuentos Chinos en el Teatro “XV de Febrero de 1985” en Rivera

Quedó inaugurada en el Foyer del Teatro Municipal “XV de Febrero de 1985” de la ciudad de Rivera, la muestra denominada “Cuentos Chinos”, exhibición que explora historias de la actriz China Zorrilla. La muestra es una experiencia que envuelve a través de audio, imágenes, material audiovisual y objetos que pertenecieron a la señora Concepción Matilde China Zorrilla de San Martín

Se realizó el sorteo para la Copa Nacional de Clubes del Interior

Los representantes de Rivera, Huracán y Peñarol conocieron quiénes serán sus rivales En la jornada de este martes 8 de abril se realizó el sorteo del fixture de la Copa Nacional de Clubes 2025 de la Organización del Fútbol del Interior (OFI), torneo que dará inicio el fin de semana de sábado 26 y domingo 27 de abril del corriente