O ano não poderia iniciar melhor para o navegador santanense Marcelo Ritter, que mesmo radicado em Porto Alegre leva o nome de sua terra natal, Santana do Livramento pelas principais trilhas do país. Depois de participar com sucesso do Rally Piocerá, conquistando o terceiro lugar na categoria graduados, em janeiro, Marcelo retornou no último dia 17 de Coritiba ainda mais consagrado. Ele, o piloto José Carlos Silva, paranaense radicado em Cuiabá e o veículo Troller desbravaram um dos mais complicados circuitos de rally do Brasil e acabaram campeões do Rally Transparaná. A consagração na categoria graduados já na segunda prova nacional da temporada deixa uma expectativa ainda maior para uma temporada que já inicia vitoriosa para Marcelo.
A prova
O Rally Transparaná é um dos rallys mais difíceis do Brasil e foi disputado de terça-feira dia 12 até no sábado dia 16 de fevereiro pelo interior do Estado, com chegada na capital paranaense Curitiba. A largada da prova foi em Guarapuava, com o comboio seguindo pelas cidades de Ivaí, Imbituva, Castro e a chegada foi em Curitiba, no famoso Jeep Clube da cidade.
José Carlos Silva e Marcelo Ritter fizeram uma disputa apertada com os segundo colocados Rafael e Tiago, mas foram precisos em desbravar as trilhas com diferentes tipos de terreno e uma série de obstáculos naturais. Foram nada menos que 14 provas durante os quatro dias de competição, exigindo o máximo das equipes. Com um total de 193 pontos nas 14 provas da categoria graduados, José Carlos e Marcelo venceram o Rally com uma diferença de apenas quatro pontos para Rafael e Tiago que também são do Rio Grande do Sul. O piloto destacou o excelente trabalho de Marcelo, que numa prova de regularidade é quem escolhe o melhor traçado e monta a estratégia para proporcionar que o piloto consiga manter uma velocidade constante em cada prova, levando em conta a segurança da dupla e também o menor desgaste do veículo.
O navegador
“Foi realmente uma prova muito difícil, mas com o bom trabalho do navegador conseguimos obter bons resultados todos os dias” Comentou José Carlos, que é natural do Paraná. “Foram excelentes dias, na viagem para Guarapuava, estávamos conversando sobre rally, e o Seu Zé, queria muito esse título, disse a ele que faria de tudo para conseguir esse título, pois eu também queria muito, e tudo deu certo. Foi uma experiência incrível e um resultado muito top, Seu Zé pilotou muito o Troller e não tivemos nenhum problema com o veículo” Comentou Marcelo Ritter. O santanense veio comemorar a conquista em casa, pois passou a semana em Livramento, onde veio prestigiar a formatura da namorada e rever amigos.
Agora a dupla José Carlos e Marcelo Ritter vão se preparar para a Copa Troller que começa no mês de maio, e terá 5 provas até novembro.