Na tarde desta segunda-feira (18) a reportagem da Rádio Rcc FM 95.3, durante o programa Boa Tarde Cidade, se deslocou até o Jardim dos Plátanos para conferir uma situação de que uma máquina da prefeitura estaria abandonada no local há quase duas semanas. Chegando no local foi constatado que o equipamento tratava-se de um escavadeira hidráulica que estaria sendo utilizada para abertura de um terreno que abrigará um condomínio particular que será construído no local. Segundo alguns moradores a máquina já está parada na região há pelo menos duas semanas quando os serviços foram interrompidos e que uma grande quantidade de balastro foi retirada do local por inúmeros caminhões.
A nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Obras Ricardo Dutra que esclareceu os fatos. Sobre a máquina está abandonada disse:” A máquina não está abandonada, é impossível abandonar uma escavadeira o que é um absurdo completo. Ela estragou. Tem peças dela que estragaram e a gente já está providenciando. São peças que são caras depende de orçamento, depende de cotação e licitação. Essas peças que estragaram foram os comandos e a bomba hidráulica e isso impede dela ser levada para o pátio da prefeitura e já faz mais de duas semanas que ela está lá. Nós estamos trabalhando para tirar ela de lá o mais rápido possível e nós estamos esperando também o recurso porque estamos sobre o decreto de emergência para ver se a gente consegue realizar essa compra. Essas máquinas novas tem um programa que só as revendas autorizadas conseguem mexer nesse equipamento, a prefeitura não consegue mexer e nem as outras mecânicas do município. A autorizada só tem em Porto Alegre e para ela vir tem que ter um contrato com dinheiro na conta e para a prefeitura é um processo que demora”.
Sobre o loteamento ser particular disse.” É um loteamento particular sim, onde nós estamos fazendo o melhoramento de lote e a licença ambiental permite isso, para usar o material nas ruas da cidade e fazer a terraplanagem do local e utilizando o material que é o que nos interessa para melhorar as ruas da cidade. Já faz algum tempo que a nossa jazida lá na chácara da prefeitura foi interditada pelo departamento nacional de pesquisa mineral devido uma confusão a respeito da área onde a rede de transmissão ficou com uma área muito maior e faz um ano que nós estamos tentando liberar a nossa jazida e tentando liberar outras em nossa cidade”.
Esta seria na visão do secretário uma troca com o auxílio da máquina para melhoramento do lote particular e a prefeitura ficaria com o balastro que seria aproveitado no melhoramento das ruas.
Texto : Matias Moura Fotos : Marcio Biscarra